"Nossa maior responsabilidade é continuar cuidando do Maranhão", diz Flávio Dino

Mais um importante passo foi dado pelo Maranhão, comandado pelo governador Flávio Dino (PCdoB), para a superação da pobreza e das desigualdades. Pelo quarto ano seguido, o estado está entre os que tiveram maior geração de empregos com carteira assinada no Brasil e ocupa a primeira colocação no Nordeste.

Em meio a um cenário de grave crise e desemprego — que atinge mais de 14 milhões de pessoas em todo o país — , o Maranhão gerou mais de 18 mil novos postos formais, de janeiro a outubro de 2020, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia.

O site do Governo do Maranhão informa que, segundo relatório divulgado pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), o estado apresentou 3,92% de crescimento no saldo acumulado de empregos formais, sendo o sexto melhor do Brasil e o primeiro do Nordeste que mais gerou empregos.

Ainda de acordo com informações do governo do Maranhão, são várias as ações que vêm sendo realizadas a fim de superar o desemprego e gerar renda e desenvolvimento no estado. Um deles, o Programa Maranhão Desenvolvido mais Justo e Solidário, atendeu 237 empreendimentos, tendo mais de 2 mil pessoas beneficiadas, em 50 municípios do Maranhão. O programa promove formações e instruções para o aprimoramento e qualificação visando um consumo sustentável.

Já o Programa Mais Aprendiz teve mais de mil admitidos no mercado de trabalho entre janeiro e setembro de 2020. O estado conta ainda com o Programa Mais Qualificação para o Trabalho, que ofertou cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), o Centro de Iniciação ao Trabalho, o Projeto pró-catador e o Mutirão Rua Digna.

Outra aposta que teve impacto positivo no estado foi o Plano Emergencial de Empregos (PEE) Celso Furtado, lançado em agosto para gerar emprego e renda em meio à crise econômica nacional agravada pela pandemia. De acordo com o governo, o programa teve, até dezembro, 80% dos R$ 558 milhões em investimentos previstos executados, o que equivale a mais de R$ 450 milhões, e entre agosto e novembro, foram mais 63 mil admissões.

“Com isto, contribuímos com a melhoria das condições de vida das famílias maranhenses em meio às crises sanitária e econômica que enfrentamos”, escreveu o governador Flávio Dino em artigo recente. Ele também apontou que, para além dos investimentos públicos, o estado teve ações de apoio à iniciativa privada, como a concessão de anistia e descontos de impostos, parcelamento de tributos e prorrogação de validade de certidões negativas. “Nossa maior responsabilidade é continuar cuidando do Maranhão e das pessoas que aqui vivem, assegurando mais dignidade e justiça social”, conclui Flávio.

 

Por Priscila Lobregatte
Com informações do Governo do Maranhão

 

Leia também: 2021: fé e esperança para prosseguir, por Flávio Dino