Foi um final de semana de emoções, reflexões e afirmação política.

O vídeo depoimento de Haroldo Lima deu o toque de continuidade da geração que reorganizou o Partido em 1962 com a geração 64/68 que incorporou a Ação Popular ao PCdoB.

A apresentação da Presidenta Luciana Santos, expôs o essencial da Resolução Política do 15º Congresso: frente o retrocesso e situação de tragédia nacional, unir todas as forças para derrotar os neofascistas, reconstruir o país e reinventar as formas que assegurem a participação institucional do partido na vida política do país.

A justeza da proposição de frente ampla e Federação de Partidos foi confirmada pela grandeza das manifestações no Ato Político que reuniu as mais diversas lideranças partidárias de todas as vertentes e dos movimentos sociais, artísticos e culturais.

O Congresso também apresentou uma Plataforma Emergencial de Reconstrução Nacional, um conjunto de políticas e medidas avançadas, exequíveis, que apontam soluções capazes de unificar um amplo conjunto de forças.

As propostas políticas não nasceram de uma declaração de fé em manuais e modelos, mas da análise concreta, do estudo e pesquisa das contradições do cenário mundial e da correlação de forças no Brasil, base de permanente atualização do nosso pensamento.

A experiência acumulada em 100 anos de existência, a completar em 25 de março de 2022, deram ao PCdoB a sabedoria e inteligência política.

É chegada a hora de união para salvar os milhões de famintos, desempregados, empresários destruídos.

“Por que choras moreno”? Perguntou minha filha.

Vesti minha camisa vermelha e peguei meu violão, nos versos de Jorge Mautner, para soltar o canto de “saudade e esperança sempre” como disse uma colega da geração 68 sempre na luta.

* Membro da Direção Estadual do PCdoB em Sergipe

As opiniões expostas neste artigo não refletem necessariamente a opinião do Portal PCdoB