Pré-convenção do PCdoB de Tocantins

Aconteceu neste sábado (9), a pré-convenção eleitoral do Partido Comunista do Brasil no Tocantins. O encontro reuniu a direção estadual do partido e aprovou uma resolução política, com diretrizes para atuação do partido nas eleições deste ano.

A plenária da direção partidária também apresentou o nome do advogado Carlos Benevides para assumir a presidência do PCdoB Tocantins, substituindo o deputado Ivory de Lira, que estará dedicado a sua campanha eleitoral em busca de reeleição para o mandato de deputado estadual, assim como a deputada Luana Ribeiro

O PCdoB Tocantins aprovou a nominata do partido para a composição da chapa proporcional no âmbito da Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil) que integra junto com o PT e o PV para o pleito de 2022. Como pré-candidatos a deputado estadual foram indicados os seguintes nomes: a deputada Luana Ribeiro, o deputado estadual Ivory de Lyra, o policial penal Aloisio Lima, Francisco Miranda de Sítio Novo e a líder partidária Adriana de Sousa Silva.

Para concorrer ao mandato de deputado federal foram indicados pela sigla o ex-vereador Antônio Borges Lund e a professora Letícia Suarte. Germana Pires Coriolano, vice-presidente estadual, arquiteta, professora universitária e ex-secretária foi a indicada do PCdoB Tocantins para uma eventual composição de chapa majoritária da Federação Brasil da Esperança.

De acordo com a resolução política, o partido decidiu, ainda, ”empenhar-se, até as convenções para a definição da chapa majoritária, a promover ações no sentido de fortalecer e ampliar o projeto político e eleitoral da Federação Brasil da Esperança (Fe-Brasil ) em âmbito estadual e nacional no Tocantins tendo como base norteadores os dois objetivos estratégicos centrais estabelecidos nacionalmente pelo PCdoB: a eleição do presidente Lula e a consequente derrota do projeto neofacista, ultraliberal e racista representado por Bolsonaro e o fortalecimento do partido nas eleições de seus candidatos a deputado federal e a deputado estadual.”

Carlos Benevides

Advogado, atua nas áreas Direito Trabalhista, Previdenciário e Civil e é militante do PCdoB desde 2009. Benevides, conhecido como Carlinhos, atuou como presidente da União da Juventude Socialista, foi diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), secretário de juventude e tesoureiro do PCdoB Tocantins.

Leia a íntegra da resolução: 

O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil, (PCdoB-TO), reunido em Palmas (TO), em 09/07/2022, conforme Edital previa e estatutariamente publicado, DECIDE:

1 – Eleger, diante do pedido de licenciamento no período eleitoral do presidente Ivory de Lira, Carlos Benevides para a presidência interino do Comitê Estadual do PCdoB, que acumulará a Tesouraria da Comissão Executiva estadual, tendo como convidados permanentes da direção executiva os deputados estaduais Ivory de Lira e Luana Ribeiro, mantendo na Executiva partidária os demais membros.

2 – Decide Indicar como pré candidatos do PCdoB-TO, nas vagas que lhe foram reservadas, para compor a chapa a ser homologada pela Federação Brasil da Esperança (Fe- Brasil ) os seguintes nomes:

Deputado federal:

– Antônio Borges Lundi

– Letícia Brito de Oliveira Suarte

Quanto à disputa para deputado federal, decide, no âmbito da Fe-Brasil do Tocantins, se empenhar para obter uma terceira vaga para deputado federal.

Deputado estadual:

– Adriana Sousa

– Aluízio Lima

– Francisco Miranda

– Ivory de Lira

– Luana Ribeiro

3 – Delegar à Comissão Política estadual do PCdoB-TO a competência para decidir sobre eventuais alterações nas nominatas para deputado federal e deputado estadual, sobre a inclusão ou exclusão de novos nomes caso seja possível ampliar o número de vagas no âmbitoda Fe-Brasil, bem como eventuais candidaturas majoritárias.

4 – Indicar o nome da professora Germana Pires, vice-presidente estadual, como pré- candidata do partido em eventual chapa majoritária apoiada pelo partido, seja da Fe-Brasil ou que venha a ser apoiada pela Federação integrada pelo PCdoB junto com o PT e o PV, colocando também a disposição os nomes de Francisco Miranda e Antônio Aires a eventuais composições.

5 – Delegar competência à Comissão Executiva estadual do PCdoB-TO para convocar a convenção partidária que homologará em caráter definitivo as chapas proporcionais e majoritária do partido no estado para as eleições de 2022.

6 – Empenhar-se e  comprometer-se, até as convenções para a definição da chapa majoritária, a promover ações no sentindo de fortalecer e ampliar o projeto político e eleitoral da Federação Brasil da Esperança (Fe-Brasil ) em âmbito nacional e estadual, tendo como base norteadores os dois objetivos estratégicos centrais estabelecidos nacionalmente pelo PCdoB: a eleição do presidente Lula e a consequente derrota do projeto neofacista, ultraliberal e racista representado por Bolsonaro e o fortalecimento do partido nas eleições de seus candidatos a deputado federal e a deputado estadual.

Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB/TO;

__