A Federação Brasil da Esperança, Fé Brasil, composta pelo PT, PCdoB e PV definiu, em reunião da comissão executiva no último sábado (6), a chapa majoritária para as eleições 2022 no Tocantins.

Compondo o palanque com o candidato ao governo Paulo Mourão (PT), foi homologado o nome da professora Germana Pires (PCdoB) como vice-governadora. A disputa ao Senado terá  João Helder Vilela (PT) e a primeira suplência será do Dr. Luiz Antônio, do PT de Paraíso.

A convenção partidária que oficializou o nome do Paulo Mourão como candidato ao governo do estado aconteceu na última quinta-feira (4), no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), com a presença de militantes, líderes políticos, sindicalistas e apoiadores das candidaturas.

Para Germana, o “Projeto Tocantins Livre, que reúne a Federação Brasil da Esperança, com o PCdoB, PT e PV, busca apresentar para o povo tocantinense um plano  para o estado pensado a partir das potencialidades locais, das riquezas naturais, culturais, econômicas e fundamentalmente humanas. A cada dia esse projeto cresce mais, e temos recebido bastante apoio de gente simples que acredita que podemos romper com as amarras políticas do coronelismo e do clientelismo que sempre prevaleceram. Temos muita fé no nosso povo, fé de que que juntos vamos transformar a nossa realidade tão dura, de tanta desigualdade, pobreza e miséria”.

Ela completou salientando que “um estado tão rico como o Tocantins merece um projeto de desenvolvimento democrático que tenha como foco a qualidade de vida de seu povo”.

Perfil

Filiada ao PCdoB, Germana Pires Coriolano é professora da Universidade Federal do Tocantins, doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e com mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (2011), ela trabalhou como Arquiteta e Urbanista na Agência Goiana de Habitação (AGEHAB) e já foi Secretária na Prefeitura de Palmas.

Candidaturas ao legislativo estadual e federal

Foto: Victor Rodrigues/Conexão

Na chapa proporcional cada sigla homologou seus candidatos e candidatas a deputados e deputadas estaduais e federais.

Para as vagas na Câmara dos Deputados, a Federação vai contar com nove candidaturas, sendo cinco do PT, com os nomes de Zé Roberto Lula, a reeleição de Célio Moura, Maria Vanir, Laena Brito e Zenis de Aquino. O PV homologou dois nomes, Leonam Xavier e a Professora Eliane Ambientalista, enquanto o PCdoB, homologou os nomes da professora Letícia Suarte e do Dr. Francisco Miranda.

Para a Assembleia Legislativa os partidos vão lançar 25 candidatos e candidatas, sendo o PT responsável por 16 nomes: Eutalia Barbosa, Amalia Santana, Ana Cleia  Ferreira, Antônio Marcos, Paulo Cesar Pedroso, Edvaldo Soares, Rubens Araújo, Zezão do Povo, Jose Geraldo, Juliana Helmer, Professor George França, Euclides Lima Parente, Celenita, Professor Wallace, Tuca do Ferro Velho e Zé Roque. O PV traz quatro candidaturas com a deputada estadual Claudia Lelis para a reeleição, além da Dra Yamba, Ricardo Ricanato e o Professor Neto. Já o PCdoB compõe com cinco candidaturas sendo a reeleição da deputada Luana Ribeiro e do deputado Ivory de Lira, bem como de Adriana Sousa, Belchior Lulão e Aluisio Lima

Da redação

Com informações da Tribuna de Tocantins

(PL)