PCdoB: Silvio Costa seguirá presente por seu rico legado
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), através do Comitê Estadual de Goiás e do Comitê Municipal de Goiânia manifestaram profundo pesar pelo falecimento do dirigente histórico, professor Silvio Costa, na manhã desta quarta-feira (15), aos 69 anos. Em nota, a direção partidária ressalta que o professor deixa importante legado militante e intelectual que seguirá presente.
Confira abaixo:
SÍLVIO COSTA SEGUIRÁ PRESENTE POR SEU RICO LEGADO
A direção e a militância do Partido Comunista do Brasil de Goiás (PCdoB-GO) manifestam profundo pesar pelo falecimento do camarada Sílvio Costa, aos 69 anos de idade, após sofrer infarto na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023. Dirigente comunista histórico no estado, doutor em ciências sociais, professor universitário na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sindicalista, pesquisador dedicado e escritor, Sílvio Costa deixa importante legado militante e intelectual.
Manifestamos sentidas condolências à sua companheira, Lucia Rincon – igualmente dedicada dirigente e militante do PCdoB, professora universitária e pesquisadora –, aos filhos João Carlos, Silvio Neto e Paula, aos netos e demais familiares.
Por onde passou, Sílvio Costa deixou admiração e respeito. Em mais de 40 anos de militância comunista, exercida com intensidade, esteve presente em jornadas de lutas por direitos democráticos e sociais, ao mesmo tempo em que se dedicou, como docente, à formação de estudantes com espírito intelectual e crítico. Por sua dedicação, era igualmente respeitado pelo corpo docente e demais trabalhadores da PUC-GO.
Sílvio Costa foi também presidente do Sindicato dos Professores no Estado de Goiás (Sinpro-GO) e coordenou, no estado, a Corrente Sindical Classista (CSC), que seria a principal tendência da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), fundada em 2007, integrando sua direção local. Foi ainda membro do Instituto cultural Bernardo Élis para os povos do cerrado e dirigiu a sessão estadual da Fundação Maurício Grabois, ligada ao PCdoB.
Como intelectual, escreveu os livros Comuna de Paris – o proletariado toma o céu de assalto e Revolução e contrarrevolução na França, além de coordenar a obra Concepção e formação do Estado brasileiro. Também organizou seminários e debates sobre temas da luta política e social e da dimensão teórica, sobretudo o marxismo.
Consternados por essa perda repentina, manifestamos o firme propósito de continuarmos sua luta, inspirados em seu exemplo e legado, tendo como horizonte um Brasil democrático, soberano e socialista.
Goiânia, 15 de fevereiro de 2023
Honório Ângelo Rocha, presidente do Partido Comunista do Brasil em Goiás (PCdoB-GO)
—
É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do camarada Prof Silvio Costa.
O doutor em ciências sociais, camarada Silvio Costa, foi Professor da PUC GOIÁS desde os anos 1970, onde formou gerações de estudantes no pensamento político crítico e para a cidadania ativa.
Foi eleito presidente do Sinpro Goiás em 1980, primeiro a dirigir a entidade no processo nacional que ficou conhecido como “Retomada Classista” do sindicalismo. Foi um dirigente sindical com compromisso inabalável na defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora. Sua luta foi determinante para as conquistas dos Professores do Estado de Goiás e para a carreira docente na PUC Goiás.
Como dirigente do Partido Comunista do Brasil, manteve sempre acesa sua chama revolucionária. Trabalhou na formação de quadros como escritor, ministrando aulas, cursos e participando dos debates públicos acerca dos temas mais relevantes para a democracia e a defesa de caminhos efetivos para a construção do socialismo. O
Prof. Silvio, sempre ombreando por sua esposa, a camarada feminista Profa Lúcia Rincón, deixa um legado de luta, amizade, justiça e grande produção intelectual.Silvio Costa é daqueles homens imprescindíveis que lutou a vida inteira, como escreveu Bertolt Brecht:
“Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.”
O PCdoB de Goiânia manifesta suas condolências à camarada Profa Lúcia Rincón, aos seus filhos João Carlos, Pedro Ivo, Paula e Sílvio Neto, aos netos e a todos os familiares e amigos/as.
O Comitê Municipal de Goiânia do Partido Comunista do Brasil está em luto e passará em breve as informações do velório.
Até sempre, camarada Silvio Costa!
Prof. Railton Nascimento Souza
Presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Goiânia
Dila Resende
Secretária de Organização