Resgate de vítimas de deslizamento em Jorge Teixeira, Manaus. Davis Alberto/Secom

O PCdoB do Amazonas emitiu nota de solidariedade às famílias atingidas pelo deslizamento de terras, neste domingo (12). Os bombeiros encerraram na manhã desta segunda-feira (13) as buscas por vítimas do deslizamento em uma comunidade no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus. Segundo as autoridades, 8 pessoas morreram – 4 adultos e 4 crianças.

Chovia muito na noite de domingo, quando o deslizamento atingiu 11 casas. Mais de 40 profissionais atuaram nas buscas, e moradores da área também se mobilizaram para apoiar os resgates. Três pessoas foram resgatadas com vida, no entanto, uma morreu no hospital. Moradores que ficaram desabrigados serão alojados na Escola Municipal Helena Augusta Walcott, próximo ao local.

A área fica na periferia de Manaus e, segundo a prefeitura, é uma ocupação que existe há cerca de cinco anos. O local também é classificado como área de risco. O PCdoB-AM criticou os governos do estado e da capital pela falta de política habitacional.

Leia a íntegra da nota do PCdoB-AM:

O Partido Comunista do Brasil se solidariza com as vítimas do deslizamento que ocorreu na última noite, 08 pessoas morreram soterradas, entre essas 4 crianças. Além de 11 casas terem sido destroçadas.

Calamidades climáticas, como essa, poderiam ser evitadas se a Prefeitura de Manaus e Governo do Estado tivessem responsabilidade com uma política habitacional que pensasse na população mais vulnerável. Precisamos de um poder público que priorize a vida do povo.