Diante da crueldade da morte de um cidadão de Umbaúba praticado por agentes do Estado, o PCdoB-SE publica nota nesta sexta-feira (27) em que cobra das autoridades responsáveis rigorosa apuração e punição dos culpados. Genivaldo de Jesus foi “executado com requintes de crueldade por agentes públicos” dentro de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal de Sergipe

Para o PCdoB-SE, o crime “está intimamente ligado a banalização da violência propagada” pelo presidente do Brasil Jair Bolsonaro que concede graça aos seus aliados que possa ter praticado vários crimes, sinalizando “para os maus policiais que tudo será permitido”.

Portanto, diz o documento assinado pelo presidente do PCdoB, Edival de Góes, o crime deve ser classificado como “homicídio doloso e qualificado, o que exige punição severa e exemplar para aqueles que causaram a morte de um cidadão, que deveriam proteger”.

Confira a íntegra da nota abaixo:

O Partido Comunista do Brasil em Sergipe – PCdoB/SE diante da tortura e morte brutal de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, por asfixia, dentro de uma “câmara de gás” improvisada na viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Sergipe, vem a público solidarizar-se a família enlutada e cobrar a mais rigorosa apuração e punição dos culpados.

O Partido Comunista do Brasil em Sergipe respeita as instituições e reconhece na PRF, uma das mais sérias e democráticas instituições policiais, e por isso mesmo, a corporação não pode compactuar com esse crime, e tem a obrigação de repudiar veementemente, punir e excluir dos seus quadros esses agentes, sob pena de macular tão valiosa instituição.

O Partido Comunista do Brasil em Sergipe entende que esse crime, executado com requintes de crueldade por agentes públicos, está intimamente ligado a banalização da violência propagada por Bolsonaro.

Quando o Presidente da República concede a graça, ou seja, perdão a um indivíduo, que praticou crimes reiteradas vezes, sinaliza para os maus policiais que tudo será permitido.

A ação desses policias não pode ser encarada como mera truculência, ou uso excessivo da força, ou uma fatalidade. Deve ser classificada como um homicídio doloso e qualificado, o que exige punição severa e exemplar para aqueles que causaram a morte de um cidadão, que deveriam proteger.

Justiça para Genivaldo de Jesus Santos! Punição rigorosa e exemplar para os culpados!

Aracaju, 27 de maio de 2022

Edival Antônio de Góes