O vereador de Chapecó e pré-candidato a deputado estadual, César Valduga e a vereadora de Cricicúma e pré-candidata a deputada Federal, Giovana Mondardo

O PCdoB em Santa Catarina lançou, na noite do último sábado (7), as pré-candidaturas de Giovana Mondardo, vereadora em Criciúma, e César Valduga, vereador em Chapecó, durante a realização da 29ª Festa Vermelha, realizada tradicionalmente todos os anos em Chapecó. O evento reuniu mais de 650 pessoas em uma confraternização especial após o período de pandemia. Durante a festa, os candidatos puderam se apresentar e destacaram os motivos que levaram a colocar o nome à disposição para as eleições de 2022.

Eleita a mais jovem vereadora da história de Criciúma, Giovana Mondardo, de 29 anos, é pré-candidata a deputada federal. No município do sul do estado, ela disputou a primeira eleição em 2020, conseguindo a segunda maior votação, com 2.430 votos. “Coloco meu nome a disposição para ser pré-candidata, pois entendo que o Brasil precisa mudar, o povo precisa de comida na mesa, precisa voltar a viver com dignidade e estou disposta a contribuir com isso”, destacou.

Com 13 leis aprovadas no primeiro ano de mandato na Câmara de Vereadores de Criciúma, a pré-candidata destaca a importância da sigla para o pleito eleitoral. “O PCdoB é um partido que completou 100 anos de existência e que se compromete com as lutas dos trabalhadores, das mulheres, e acima de tudo, por um Brasil desenvolvido e menos desigual e que se compromete com a vida do seu povo”, completou Giovana.

Experiência aliada com juventude em que César Valduga, de 59 anos, se colocou como pré-candidato a deputado estadual. Ex-deputado estadual e atual vereador de Chapecó, Valduga destaca importantes leis que ajudaram a melhorar o estado de Santa Catarina. “Apresentamos mais de 60 leis durante o nosso tempo na Alesc, em que 16 deles foram voltados para mulheres, onde também ganhamos prêmios nacionais por políticas para elas”, completou.

Entre os principais trabalhos de Valduga, estão a criação do Programa Oficina Educativa Verde Vida em 1994, além de presidir o Comitê de Combate à Fome de Chapecó, município que foi vereador por duas vezes, sendo em 2004 o mais votado da cidade. “Realizamos muito nos últimos anos e me coloco à disposição na condição de pré-candidato a deputado estadual, para colaborar com ainda mais ações”, concluiu o vereador de Chapecó.

Juventude e Experiência

Giovana Mondardo e César Valduga são os únicos pré-candidatos do PCdoB em Santa Catarina. Ambos atuam nas pautas das mulheres, LGBTQIA+, saúde, educação e áreas voltadas para as humanas. Tanto na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, com Valduga, e nas Câmaras de Vereadores de Chapecó e Criciúma, o trabalho de ambos tem essas causas como norteadoras, pensando em ações práticas.

Em Chapecó, a vereadora de Criciúma conheceu durante a última semana, projetos voltados para as mulheres em que há o interesse também de levar para o sul do estado, como a Casa Abrigo, que em Criciúma foi fechada e uma Frente Parlamentar de Vereadoras segue na luta para que tenha um espaço para o acolhimento de mulheres vítimas de violência.

Confira abaixo as imagens da festa:


Fotos: Divulgação/Facebook Giovana Mondardo

Veja mais imagens aqui.
__

Com informações de agências