O presidente chinês Xi Jinping pediu mais cooperação científica e tecnológica em energia nuclear / Foto: Xinhua

Em mensagem divulgada neste domingo (23) e assinada pela presidente Luciana Santos e por Ana Prestes, Secretária de Relações Internacionais, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) parabenizou Xi Jinping pela reeleição ao cargo de secretário-geral do Partido Comunista da China (PCCh). Leia, abaixo, a íntegra do texto.

Ao Secretário Geral do Partido Comunista da China
Xi Jinping, Presidente da República Popular da China, presidente da Comissão Militar Central


Estimado camarada,

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), acompanhou com vivo interesse a convocação e realização do 20º Congresso do PCCh.

Com uma heroica trajetória de 100 anos, o PCCh vem colhendo frutos valiosos do labor de diversas gerações de comunistas. Hoje, a República Popular da China impressiona o mundo com sua capacidade de melhorar a vida de seu povo, sendo também um ator de primeira ordem no quadro internacional.

Desde 2012, sob a sua competente e inspirada liderança, o PCCh fortalece o socialismo com características chinesas para uma nova era, impulsionando ainda mais as conquistas das massas e fortalecendo a autoridade do partido.

Foi assim que em 2020, a China prestou um serviço inestimável para toda a humanidade, ao controlar com absoluto êxito a pandemia de Covid-19, evitando que uma onda ainda maior da doença atingisse com mais força o planeta.

A China, sob a liderança do PCCh, tomou medidas imediatas e corretas para conter a pandemia, colocando em primeiro lugar a vida humana.

Em 2021 a China alcançou outro feito fabuloso: o fim da pobreza extrema e a construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos, o que fez resplandecer com ainda mais brilho o centenário do PCCh.

Camarada, o PCdoB considera fundamental o conceito de “destino compartilhado da humanidade” e a luta da China por um mundo baseado no multilateralismo, no respeito à Carta das Nações Unidas, na resolução pacífica das controvérsias entre os países e no direito de cada nação escolher seu modelo próprio de desenvolvimento e de democracia, de acordo com sua cultura e características singulares.

Para um país como o Brasil, que tem cultivado laços fraternos de amizade e cooperação com a China, o “destino compartilhado da humanidade” representa um valioso incentivo para fazer avançar a causa da soberania nacional e do desenvolvimento sustentável com distribuição de riqueza.

Por tudo isso, foi com grande alegria que recebemos a notícia da sua reeleição para o cargo de Secretário-Geral do PCCh com apoio integral do partido e do povo.

Neste cenário internacional turbulento, onde o imperialismo estadunidense, para evitar seu declínio, recorre cada vez mais às ameaças, provocações e agressões diretas e indiretas, é imprescindível a unidade dos comunistas chineses em torno do Comitê Central do PCCh, tendo Xi Jinping como núcleo.

Pedimos, camarada Xi Jinping, que transmita ao novo Comitê Central e a todos os milhões de militantes do Partido Comunista da China, as mais efusivas congratulações dos comunistas do Brasil pela realização exitosa do 20º Congresso.

Viva a amizade entre os povos da China e do Brasil!
Viva o Partido Comunista da China!
Viva o socialismo!

Luciana Santos
Presidenta do Comitê Central

Ana Prestes
Secretaria de Relações Internacionais

(BL)