Foto: Emmanuel Dunand/AFP Via Getty Images

A vitória da Nova Frente Popular (NFP), no segundo turno das eleições legislativas francesas, elegendo um total de 180 deputados, representa um importante alento para as forças progressistas de todo o mundo que lutam contra a extrema-direita.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) saúda com alegria esta importante conquista, repleta de lições que devem ser estudadas pela esquerda brasileira.

A vitória da NFP foi construída com amplitude e generosidade, sem, no entanto, renunciar a compromissos claros em torno de uma pauta antifascista e antineoliberal, que contou com o apoio de expressivas mobilizações de massa.

O PCdoB estende sua calorosa saudação aos queridos camaradas do Partido Comunista Francês (PCF), ao partido “A França Insubmissa”, liderado por Jean-Luc Mélenchon, a todas as forças que formaram a NFP e ao povo francês, cuja luta pela democracia e direitos sociais faz parte de uma tradição que deixou marcas gloriosas na história e foi reafirmada neste domingo.

A extrema-direita foi barrada, mas cresceu em importância política. O Partido “Rassemblement National” (Reunião Nacional) e seus aliados, que há dois anos elegeram 89 parlamentares, saltaram para 143, o que evidencia o tamanho dos desafios que os progressistas franceses têm pela frente.

Desafios que, temos a convicção, os homens e mulheres da França saberão vencer com lucidez e coragem, inspirando mais uma vez todos os lutadores e lutadoras pela liberdade e justiça ao redor do mundo.

Viva a França!
Viva a Nova Frente Popular!

Ana Prestes
Secretária de Relações Internacionais do PCdoB

__

(BL)