Por iniciativa da secretaria de Formação e Propaganda, o PCdoB São Paulo-SP realizará mais uma edição do tradicional Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo (CIM). As aulas ocorrerão em dois sábados – dias 8 e 15 de junho –, das 8h30 às 19 horas, e serão ministradas no auditório do Comitê Central do Partido (Rua Rego Freitas, 192, República).
Segundo Altair Freitas, secretário municipal de Formação e Propaganda, o curso é voltado, prioritariamente, a “militantes da base partidária e dirigentes de comitês distritais e de categorias que ainda não o realizaram nas edições anteriores”. Seu conteúdo é dividido em cinco módulos, conforme o currículo da Escola Nacional João Amazonas do PCdoB: Filosofia Marxista; Estado e Classes Sociais; Economia Política; Socialismo Científico; e Partido Comunista. As aulas serão ministradas por dirigentes municipais e estaduais do PCdoB com experiência no trabalho de Formação.

“Iniciativas como o CIM contribuem intensamente para travarmos melhor a luta política no Brasil, governado por forças reacionárias, que ameaçam a democracia e os direitos dos trabalhadores”, afirma Altair. “Os cursos e as atividades diversas de Formação são fundamentais também para a compreensão mais profunda sobre a realidade do Brasil e do mundo, sob hegemonia do capitalismo. Cursos, encontros, seminários, palestras, além do estudo individual, nos ajudam a entender as contradições do sistema, a grande exclusão social, os conflitos nacionais e internacionais e a necessidade de construir o socialismo.”

Desde 2017, quando ocorreu a Conferência Municipal do PCdoB São Paulo, a Secretaria de Formação e Propaganda tem realizado encontros com formadores. O objetivo é intensificar o número de quadros do Partido que possam desenvolver cursos junto aos comitês e às bases da capital, como esse CIM e o Curso do Programa Socialista.

Em conjunto com o PCdoB-SP, o PCdoB São Paulo organizou, ainda, o curso “Conceitos Básicos do Marxismo-Leninismo”, equivalente ao Nível 2 da Escola Nacional, com 40 horas de duração. Na ocasião, dezenas de militantes e dirigentes municipais da capital acompanharam as aulas. O próximo projeto em vista é o lançamento de um curso sobre a nova tática política do PCdoB, conforme deliberação do Congresso Extraordinário do Partido, realizado em março. Esse curso, segundo Altair, já está prestes a ser implantado.

Para se inscrever no Curso de Iniciação ao Marxismo-Leninismo e participar integralmente das aulas, em junho, basta militar em algum comitê do PCdoB em São Paulo e fazer a inscrição pelo e-mail [email protected].