O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) divulgou uma nota oficial assinada pela secretária de Relações Internacionais do Comitê Central, Ana Prestes, acerca de Taiwan, tendo em vista a eleição realizada no sábado (13), que reconduziu ao poder o Partido Democrático Progressista, que defende a “independência” de Taiwan. Leia, abaixo, a íntegra.

Brasília, 16 de janeiro de 2024

O resultado das eleições na província chinesa de Taiwan, com a vitória de forças “independentistas”, incentiva posicionamentos irresponsáveis que podem representar uma nova ameaça à paz.

Diante disso, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) considera necessário relembrar que Taiwan é território chinês, fato reconhecido explicitamente pela Organização das Nações Unidas e pela esmagadora maioria dos países, incluindo a República Federativa do Brasil, que jamais mudou seu entendimento sobre a questão, desde o reestabelecimento de relações com a República Popular da China em 1974, portanto, há 50 anos.

Diante desta realidade incontornável, a relação China-Taiwan é assunto de âmbito exclusivamente interno da soberania chinesa e qualquer interferência externa está em desacordo com as leis internacionais.

O compromisso com o princípio de uma só China, a rejeição às interferências externas e a solução proposta pelo Governo da China de reunificação pacífica sob a consigna de “um país, dois sistemas” representam o caminho seguro para a defesa da paz.

Ana Prestes

Secretária de Relações Internacionais do Comitê Central