As vereadoras do PCdoB em Porto Alegre, Daiana Santos e Bruna Rodrigues

Na última quarta-feira (21), um homem apareceu fantasiado com roupas semelhantes às usadas pela Ku Klux Klan (KKK) em um ato a favor do presidente Jair Bolsonaro, em Porto Alegre. Na ocasião, o manifestante, intitulado de “Carrasco”, falava em um microfone, afirmando que estavam reunidos para “acabar com o comunismo”.

Diante do ocorrido, a bancada do PCdoB na Câmara de Vereadores de Porto Alegre emitiu uma nota de repúdio contra a ação dos manifestantes dizendo que “tal fato não pode passar impune” e  que “a liberdade de expressão não pode ser utilizada como justificativa para a difusão de discursos de ódio”.

Leia a nota na íntegra: 

A bancada do PCdoB, presente na Câmara de Vereadores de Porto Alegre através dos mandatos das vereadoras Bruna Rodrigues e Daiana Santos, vem a público manifestar repúdio e indignação diante dos atos de cunho racista e fascista realizados na quarta-feira (21) em Porto Alegre, durante ato a favor do presidente Jair Bolsonaro.  

Conforme vídeo divulgado nas redes sociais, o ato em Porto Alegre contou com apoiadores do governo Bolsonaro com a vestimenta de Ku Klux Klan (KKK) gritando palavras de ordem antidemocráticas no Parcão, parque localizado no bairro Moinhos de Vento. Com um boneco enforcado em uma árvore, numa alusão evidente aos muitos homens negros assassinados por organizações supremacistas, como a KKK, e racistas norte-americanos.

Tal fato não pode passar impune. A liberdade de expressão não pode ser utilizada como justificativa para a difusão de discursos de ódio, como os realizados no Parcão. Enquanto única bancada da Câmara de Vereadores composta exclusivamente por mulheres negras, não iremos nos calar diante de fatos como este. Adiantamos que iremos tomar todas as medidas legais para que os envolvidos sejam devidamente responsabilizados.

Racistas, não passarão!

Vereadora Bruna Rodrigues
Líder da Bancada do PCdoB

Vereadora Daiana Santos
Vice-Líder da Bancada do PCdoB

__

(BL)