Nesta quinta-feira (30), lideranças do PCdoB, PT, PDT, PSol, Rede, Cidadania e PSB no Rio Grande do Sul reuniram-se, em Porto Alegre, para organizarem as manifestações do ato “Fora Bolsonaro” marcado para o próximo sábado (2), em várias cidades do estado.

O encontro, que ocorreu no diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi uma demonstração da união dos partidos na intenção de derrubar a política autoritária e genocida do atual presidente da república, que atende aos interesses das elites econômicas e que retira cotidianamente os direitos básicos da população.

Além dos partidos que participaram da reunião, coletivos e organizações se comprometeram a participarem das massivamente das mobilizações sociais nas cidades. Idealizador da iniciativa, o presidente estadual do PCdoB-RS, Juliano Roso, enalteceu a unidade dos partidos em defesa da democracia e contra as ameaças antidemocráticas de Bolsonaro.

“Fico contente em organizar, juntamente com outros partidos esta mobilização contra Bolsonaro, é preciso agir nas ruas para demonstrar nossa força contra esse governo genocida; o PCdoB acredita que é necessária a criação de uma frente ampla e democrática para enfrentar este mal que assola nosso país”, citou Juliano.

O presidente estadual do PCdoB também sugeriu durante a sua fala a ideia de reuniões itinerantes nos diretórios estaduais das legendas: “a unidade partidária pela democracia é fundamental para combater a tentativa de golpe de Bolsonaro, sugiro realizamos mensalmente reuniões nos diretórios dos partidos, que compõem esta base contra o governo atual”.

Por fim, Juliano exaltou a força demonstrada pelos partidos e movimentos sociais contra o governo de pior índice de aprovação popular desde a reabertura política. “ É muito importante a mobilização das pessoas que estão indignadas com este governo genocida, que estão percebendo que o país está atolado em um governo ruim com uma crise sem fim, onde tudo está caro. Dia 2 de outubro vamos todos contra Bolsonaro, por mais dignidade para toda a população”, concluiu.

Paralelo à proposta de organizar eventos contra o autoritarismo de Jair Bolsonaro, o momento também serviu de palco para novas articulações nas próximas eleições.

Além de Juliano Roso, estiveram presentes o deputado federal e presidente do PT-RS, Paulo Pimenta; o coordenador de organização estadual da Rede-RS, André Costa; o presidente estadual do PDT-RS, Ciro Simoni; o presidente do PSB-RS, Mario Sander Bruck; deputada estadual e presidenta do PSol-RS, Luciana Genro, e pelo Cidadania, Luiz Jacomini.

Falas durante a reunião

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) disse que o encontro “é um gesto que demonstra, a vontade dos partidos em construir uma unidade necessária, que a conjuntura exige para derrotar Bolsonaro e tudo aquilo que ele significa. Para juntos darmos conta do desafio que é a defesa da democracia, da vida e dos direitos de todos brasileiros”, considerou.

Do Psol, Luciana Genro afirmou que “a reunião simboliza para a população gaúcha, que nós queremos construir uma unidade ampla, que afirma a necessidade de emprego, salário e dignidade para população brasileira. Além de demonstrar a importância da mobilização, e que o povo saia para rua contra o governo genocida de Bolsonaro”.

Ciro Simoni, do PDT-RS, ressaltou que o encontro aponta “que existe uma preocupação com a democracia, que está acima de qualquer desejo partidário ou cunho eleitoral. Preocupados com o Brasil, que enfrenta problemas de toda ordem, isso é o que desemboca em nossos desejos em comum.

Na sede do PSB-RS, Mario Sander Bruck saudou o encontro de sete partidos que integram a frente contra Bolsonaro. “O nosso partido faz parte deste projeto em âmbito nacional, e aqui no estado, nós estamos nos integrando neste plano. Entendemos que o país está indo para um rumo que está empobrecendo a população, com a disparada do preço dos alimentos e combustível. Além de um governo que a todo momento pretende estabelecer um golpe. É importante a aliança de todos partidos progressistas para que possamos ter um país melhor”.

O representante do Cidadania- RS concordou que “a reunião foi demonstração de que possamos convergir, focando apenas no Fora Bolsonaro, demonstrando a importância de afastar esse presidente. O presidente alimenta o caos e não respeita a dor das pessoas que perderam entes queridos na pandemia”, disse, Luiz Jacomini.

André Costa afirmou que o seu partido, “a Rede possui uma posição clara, que nós temos um ditador querendo derrotar a democracia. Portanto, nós como partido político e representante da sociedade. Estamos nos reunindo para tirar do poder, Bolsonaro e sua quadrilha, que estão assaltando o Brasil”.

 

Por Bruno Mendes