PCdoB-RN fortalece frente democrática pela soberania nacional

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Rio Grande do Norte realizou, nos dias 19 e 20 de setembro, a 20ª Conferência Estadual, etapa preparatória para o 16º Congresso Nacional da legenda, que tem como lema “Pelo Brasil e pelo Socialismo”. O encontro reuniu dirigentes, delegados, militantes e aliados políticos, consolidando o compromisso com a democracia, a justiça social e a soberania nacional.
A abertura, sexta-feira (19), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), contou com a presença de representantes dos partidos que integram a frente democrática — PT, PSB, PV, PDT e Rede Sustentabilidade. A solenidade marcou o início dos debates sobre os desafios da conjuntura nacional e as estratégias eleitorais para os próximos anos.
Durante a cerimônia, o Comitê Estadual homenageou seis militantes históricos: Miriam Estevam, Expedito Pereira, Dulce Leda, Francisco Canindé “Vascon”, João Bosco e Maria Mariz. Foram entregues as comendas “Eveline Guerra” e “Rio Vermelho”, em reconhecimento à trajetória combativa e à dedicação à causa popular.
No sábado (20), os trabalhos foram retomados na Assembleia Legislativa do RN, com destaque para a análise do projeto de resolução nacional do PCdoB. O dirigente do Comitê Central, João Batista Lemos, participou da conferência e, em sua intervenção, destacou o papel do Partido “nesse momento de forte disputa e polarização nacional”, reforçando a necessidade de unidade e mobilização da militância.
O presidente estadual do PCdoB-RN, Divanilton Pereira, apresentou diretrizes políticas e organizativas para o próximo ciclo, com foco nos desafios do cenário eleitoral de 2026. “A conferência revelou a resultante da tática do PCdoB: amplitude e capacidade articuladora. Ao final, foi reafirmado o revigoramento e o reposicionamento como caminho para um PCdoB potiguar estruturado e influente politicamente”, afirmou.
A governadora Fátima Bezerra (PT) esteve presente e ressaltou a importância da aliança entre o PCdoB e os partidos que compõem a frente democrática e progressista. Já o secretário estadual da Fazenda e pré-candidato ao governo pela Federação Brasil da Esperança, Cadu Xavier (PT), destacou o PCdoB como “aliado histórico do PT” e “propositor programático fundamental” para o fortalecimento da frente.
A militância potiguar teve papel decisivo na construção da conferência. O processo de debate envolveu mais de 800 militantes em 17 municípios, que elegeram 87 delegados para a etapa estadual. 10 delegados foram eleitos para representar Rio Grande do Norte no Congresso Nacional do Partido, em Brasília, em outubro. Em clima de mobilização e esperança, foram eleitos 51 dirigentes para o novo Comitê Estadual, com recondução de Divanilton Pereira à presidência para o biênio 2025–2027. A nova direção conta com 23 mulheres, representando 45% da composição.
Confira os nomes que compõem o Comitê Estadual do PCdoB-RN para o biênio 2025–2027 (em ordem alfabética):
Alexander De Brito
Ana Carla
Anderson Alves
Andrea De Araujo Sa
Antenor Roberto
Arthur Varela
Aurelino Neto
Canindé De França
Carlos Alberico
Carlos Antônio
Chrislayne Viana
Christian Lira De Vasconcelos
Dimitri Taurino Guedes
Divanilton Pereira
Edielson Rego
Edna Maria Furtado
Edneide Jacome
Fatima Maria Oliveira Viana
Francisco Paulo Da Silva
Frederico Germano
Gabriela Leopoldo
George Câmara
Harryson Magalhães
Ivanny Da Fonseca
Jaciele Valentim
Jan Varela
Joseilson Ferreira
Julia Arruda
Cezinha Nunes
Karielle Medeiros
Keidy Matias
Lourdes Martins
Luciene Urbano
Marcos Brasil
Fátima Souza De Melo
Luzia Bessa
Maria Vilma Leao
Moacir Soares
Nayanna Mirely
Olga Aguiar
Patricia Carol
Patricia Santiago
Pedro Junior
Rosália Fernandes
Rosa Melo
Samara Francione
Urbano Medeiros Lima
Veranilson Pereira
Wangle Alves
Wellington Duarte
Whan Costa