Plenária de reta-final com apoiadores da Zona Norte de Natal, realizada em 27 de setembro | Crédito: Jan Varela

No Rio Grande do Norte, o resultado da disputa eleitoral municipal recém-concluída ficou aquém daquele que havia sido inicialmente projetado pela Direção Estadual. Após o encerramento da “janela eleitoral” de 2024, o PCdoB-RN entrou na campanha com candidatos em 22 municípios, sendo sete vereadores (as) disputando a reeleição. Com o encerramento da apuração, o Partido mantém sete vereadores (as) no Estado, mas a fatia do eleitorado potiguar alcançada pelos mandatos passou de 30,5% para 6,4%.

A grande redução, pouco afetada pela conquista de mandatos em novos municípios, deveu-se, sobretudo, a não reeleição na capital (575 mil eleitores) e nos municípios de Caicó (45 mil), Santa Cruz (27 mil) e Martins (7,5 mil). No conjunto, os colégios eleitorais dessas quatro cidades reúnem 24,7% do eleitorado potiguar, sendo que Caicó e Santa Cruz também desempenham importante papel político regional.

Além da eleição dos sete vereadores (as), o PCdoB-RN conquistou a primeira suplência da chapa da FE Brasil em cinco cidades: Natal, Assú, Santa Cruz, Apodi e Martins. Em Assú e Santa Cruz, a chapa majoritária vencedora foi apoiada pelo Partido, e, em Natal, a disputa segue para o segundo turno. Demonstrando a potencialidade eleitoral avaliada pela Direção Estadual, as disputas de reeleição em Santa Cruz, Natal e Martins foram definidas por estreitas margens de votos. Em Santa Cruz, 41; em Natal, nove, e em Martins, apenas dois.

Lançamento oficial da candidatura de Júlia Arruda, realizado em 10 de agosto | Crédito: Christian Vasconcelos

A disputa em Natal

Com uma taxa que alcançou 25,22%, próxima da marca registrada em 2020, em plena pandemia (28,16%), o pleito eleitoral municipal de Natal registrou a maior abstenção dentre as capitais nordestinas. Considerando-se os votos válidos na eleição proporcional, pode-se dizer que a cada grupo 100 eleitores (as), 31 optaram por votar nulo, branco ou não compareceram.

Das 29 cadeiras em disputa para a Câmara Municipal, a FE Brasil elegeu quatro, sendo três ocupadas pelo PT e uma pelo PV. Candidata à reeleição, a vereadora Júlia Arruda (PCdoB) somou 5.180 votos (1,30% dos válidos), nove a menos que a quarta colocada, alcançando a primeira suplência. No cômputo geral, Júlia foi também a 16ª candidata mais votada dentre todos os concorrentes.

Na eleição majoritária, a disputa segue para o segundo turno reunindo Paulinho Freire – União (REPUBLICANOS / CIDADANIA / PSDB / PP / PODE / SOLIDARIEDADE / PL / UNIÃO), que obteve 44,08% dos votos válidos, e Natália Bonavides – PT (PC do B / PT / PV / PDT / MDB / PSB), que alcançou 28,45%. Terceiro colocado no primeiro turno, com 23,95% dos votos, o ex-prefeito Carlos Eduardo – PSD (PSD / DC) terá papel decisivo para o desfecho do pleito.

Veja, a seguir, a relação dos municípios norte-rio-grandenses em que o PCdoB elegeu vereadores (as):

Areia Branca
Bom Jesus
Currais Novos
Felipe Guerra
Montanhas
Pedro Velho
São Gonçalo do Amarante

_

(BL)