Nesta quinta-feira (28), o Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio de Janeiro realizou sua convenção eleitoral.

Os comunistas fluminenses se reuniram de forma remota e reafirmaram a importância da unidade do campo popular e progressista no estado e no Brasil. O discurso em defesa da unidade foi central na convenção do PCdoB e na resolução encaminhada pelos dirigentes do Partido. De acordo com o documento:

“No Rio de Janeiro, as forças progressistas têm a possibilidade de virar a página da dilapidação patrimonial do Estado e retomar um círculo virtuoso de crescimento sustentado no pleno emprego e no aproveitamento do potencial econômico do Estado, que é um dos maiores do País. Para isso, conclamamos a unidade das forças integrantes da Federação Brasil da Esperança e seus aliados”.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) confirmou apoio a Marcelo Freixo e André Ceciliano (PT) na corrida para o Governo do estado e para o Senado. Os comunistas do Rio de Janeiro salientam que: “A chapa Lula Presidente, Alckmin vice, Freixo Governador, César Maia vice, e André Ceciliano Senador, é a que reúne melhores condições para libertar o Brasil e devolver o Rio de Janeiro ao nosso povo”.

A Convenção também definiu como prioridade a reeleição de Jandira Feghali, deputada federal, e a eleição da deputada estadual, Enfermeira Rejane, para a Câmara Federal. Sem prejuízo da prioridade da disputa Federal, o PCdoB também ressalta a necessidade de garantir pelo menos uma cadeira na Alerj com os nomes de Dani Balbi e Leonardo Giordano.

Segundo a Resolução, “a máxima prioridade é realizar a meta de eleger duas deputadas federais: Jandira Feghali e Enfermeira Rejane, nesta ordem de prioridades, conforme resolução do Comitê Estadual aprovada no dia 09 de julho de 2022. Completa nossa nominata de Federal o nome de Assis Freitas. Sem prejuízo da prioridade de Federal, garantir pelo menos uma cadeira na Alerj, com os nomes de Dani Balbi e Leonardo Giordano, como candidatos prioritários, completando a nominata estadual do PCdoB com os nomes de Lilian Behring e Oto dos Santos”.

Irapuan dos Santos, vice-presidente estadual do PCdoB, comandou a convenção e salientou que a defesa da unidade norteou o debate na Convenção. De acordo com Irapuan, “tivemos uma Convenção com grande participação e reafirmamos a importância da unidade para colocar as campanhas de Lula, Freixo, Ceciliano e dos nossos candidatos e candidatas à Câmara Federal e à Alerj nas ruas em agosto. Estamos aumentando cada vez mais o isolamento do bolsonarismo e isso foi às custas de uma política de frente ampla, esse foi o centro das intervenções na nossa Convenção”.

A deputada federal Jandira Feghali também vem destacando a relevância da unidade e a necessidade de reconstruir o Rio de Janeiro. Segundo Jandira, “nosso estado precisa ser um estado democrático, com uma outra política de segurança, com outro planejamento de geração de emprego e renda, outra política de saúde, outra política educacional, de direitos humanos, e ambiental”.

Enfermeira Rejane também reafirmou a urgência de resgatar o Rio e reerguer o estado. Nas palavras da deputada estadual do PCdoB. “Juntos vamos resgatar a dignidade e a credibilidade do nosso estado. Vamos unidos combater a fome, o desemprego e devolver a alegria e a esperança para o povo fluminense”, disse.

A presidenta estadual da Fundação Maurício Grabois e pré-candidata a deputada estadual, Dani Balbi, ressaltou o clima unitário da convenção e afirmou: “tivemos uma linda convenção que expressou a unidade das e dos comunistas, se alinhando com o projeto que vai derrotar o fascismo no estado do Rio de Janeiro, reafirma, portanto, a aliança com o deputado federal Marcelo Freixo, o nome mais qualificado e melhor preparado para governar o Rio de Janeiro pelos próximos 4 anos”.

Leonardo Giordano, vereador de Niterói e pré-candidato à Alerj, valorizou a luta histórica do PCdoB em defesa do povo salientando que “o PCdoB se fortalece para disputar essas eleições que são históricas e para derrotar Bolsonaro e Cláudio Castro. Nosso partido sempre esteve ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras, tem uma longa tradição na área da cultura e acaba de comemorar o seu centenário. A nossa unidade é muito potente e em todo o estado do Rio de Janeiro os comunistas e as comunistas vão à luta eleitoral para fazer valer os direitos do povo”.

A Convenção do PCdoB-RJ também homenageou o camarada Fernando Nogueira, quadro histórico do Partido que foi Secretário Estadual Sindical por anos e nos deixou recentemente. O PCdoB-RJ publicou uma nota em homenagem a Nogueira ressaltando que:

“Nogueira foi um dedicado militante comunista desde muito jovem, quando ingressou no PCB. Mais tarde se filiou ao PCdoB, onde cumpriu tarefa na direção Municipal do Partido na Capital e no Comitê Estadual, sendo por anos o Secretário Sindical de nosso Partido. Nogueira certamente nos fará falta, sua combatividade sempre acompanhada de um humor característico seguirão como exemplo para as batalhas vindouras. Os comunistas do PCdoB, reunidos em Convenção Eleitoral no dia 28 de julho de 2022, manifestam seu profundo pesar pelo desaparecimento físico de Fernando Nogueira, um heroico militante cuja forma mais elevada de homenageá-lo consiste na atualidade e perseverança na luta pela construção do socialismo (causa que foi o motivo de sua vida) e, nesta quadra histórica, derrotar o fascismo de Bolsonaro e eleger Luís Inácio Lula da Silva, de quem também foi um grande entusiasta.”

Confira a íntegra:

Resolução da Convenção do PCdoB-RJ

O Partido Comunista do Brasil, no ano do seu Centenário, realiza sua convenção estadual do Rio de Janeiro num momento em que o Brasil se encontra numa encruzilhada que coloca de um lado a barbárie, o flagelo da fome, a carestia e o assalto aos direitos do povo, e, do outro lado, emprego, soberania nacional, desenvolvimento, democracia e a reconstrução do País.

No Rio de Janeiro, as forças progressistas têm a possibilidade de virar a página da dilapidação patrimonial do Estado e retomar um círculo virtuoso de crescimento sustentado no pleno emprego e no aproveitamento do potencial econômico do Estado, que é um dos maiores do País.

Para isso, conclamamos a unidade das forças integrantes da Federação Brasil da Esperança e seus aliados.

A chapa Lula Presidente, Alckmin vice, Freixo Governador, César Maia vice, e André Ceciliano Senador, é a que reúne melhores condições para libertar o Brasil e devolver o Rio de Janeiro ao nosso povo. Decidimos ainda, como instrumento de coesão e fortalecimento da Federação no Estado, contribuir para a chapa majoritária, indicando Isaac Ricalde para a suplência do Senado. Esta é a decisão da nossa Convenção, convictos de que não podemos perder mais um minuto em colocar a campanha na rua com força e energia.

Entendendo que a disputa proporcional é central no projeto do Partido, quanto ao projeto proporcional, a máxima prioridade é realizar a meta de eleger duas deputadas federais: Jandira Feghali e Enfermeira Rejane, nesta ordem de prioridades, conforme resolução do Comitê Estadual aprovada no dia 09 de julho de 2022. Completa nossa nominata de Federal o nome de Assis Freitas.

Sem prejuízo da prioridade de Federal, garantir pelo menos uma cadeira na Alerj, com os nomes de Dani Balbi e Leonardo Giordano, como candidatos prioritários, completando a nominata estadual do PCdoB com os nomes de Lilian Behring e Oto dos Santos

Totalmente afinados com a última resolução do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil, concentraremos todo nosso empenho para derrotar Bolsonaro e Cláudio Castro, eleger Lula, Freixo e André Ceciliano, e garantir uma ampla e forte bancada parlamentar comunista.

Rio de Janeiro, 28 de julho de 2022
Convenção Eleitoral do PCdoB-RJ

__
Fonte: PCdoB-RJ