O Comitê Estadual do PCdoB do Rio de Janeiro publicou uma nota em suas redes sociais, nesta terça-feira (1º/2) solidarizando-se com familiares e amigos do jovem jovem congolês Moïse Kabamgabe, de 24 anos, assassinado em plena luz do dia, no quiosque Tropicalia, na praia da Barra.

Na nota assinada pelo presidente estadual, João Batista Lemos, o comitê do PCdoB-RJ diz que não aceitará “a naturalização da barbárie e nem deixaremos que a morte de Moïse caia no esquecimento.” E salienta  “no próximo sábado (5), nos somaremos ao ato convocado pelos familiares de Moïse e pela comunidade congolesa, em frente ao Quiosque Tropicalia, no Posto 8, na Praia da Barra da Tijuca.”

Leia na íntegra: 

Nota do Comitê Estadual do PCdoB-RJ

O Comitê Estadual do PCdoB-RJ solidariza-se, mais uma vez, com os familiares e amigos do jovem congolês Moïse Kabamgabe, de 24 anos, brutalmente assassinado em plena luz do dia, no quiosque Tropicalia, na praia da Barra.

Ele foi amarrado e espancado até a morte após cobrar o mais elementar dos direitos trabalhistas: o pagamento de salários, que estavam atrasados.

Infelizmente não se trata de um caso isolado. Pelo contrário, é parte do contexto de violência cotidiana que tem vitimado particularmente a população negra, na esteira da necropolítica institucionalizada como regime de governo.

Mistura deletéria de racismo, xenofobia e ódio de classe, o episódio escancara a força da cultura escravocrata, inclusive nas relações de trabalho, onde os direitos e garantias vão sendo eliminados para atender aos interesses da Casa Grande.

Não aceitamos a naturalização da barbárie e nem deixaremos que a morte de Moïse caia no esquecimento. Exigimos que haja uma apuração célere e que os assassinos sejam punidos na forma da lei.

No próximo dia 05, sábado, às 10 horas, nos somaremos ao ato convocado pelos familiares de Moïse e pela comunidade congolesa, em frente ao Quiosque Tropicalia, no Posto 8, na Praia da Barra da Tijuca.

Justiça para Moïse!

Rio de Janeiro, 01 de fevereiro de 2022

João Batista Lemos
Presidente Estadual do PCdoB-RJ

__