No último sábado (26), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB-RJ) realizou o seminário eleitoral no Hotel Arcos Rio Palace, na Lapa, no Rio de Janeiro que reuniu dirigentes, militantes e pré-candidatos do PCdoB. Foi um espaço de debate em torno das eleições deste ano e de orientação das pré-candidaturas comunistas para essa batalha decisiva que se aproxima.

Representando o Comitê Central do Partido, Ricardo Abreu Alemão, secretário nacional de Organização e o presidente estadual do PCdoB, João Batista Lemos fizeram uma análise da conjuntura no Brasil e no Rio de Janeiro e reforçaram a importância do seminário eleitoral para a pré-campanha e a campanha eleitoral deste ano.

O seminário contou com a presença de 64 pré-candidatas e pré-candidatos, em um total de 130 participantes. No evento também foram gravados 23 depoimentos em vídeo dos pré-candidatos, bem como, foram produzidos 20 textos que serão utilizados em materiais impressos.

Em sua fala na mesa de abertura, o pré-candidato do PCdoB ao governo do estado do Rio de Janeiro, Leonardo Giordano, elogiou as chapas federal e estadual, a atuação do Partido, e destacou a importância deste seminário e do forte comparecimento das pré-candidaturas. De acordo com Giordano:

“Nossas chapas têm muita força, vocês são todos líderes políticos, sociais e eleitorais. Vocês tem muita contribuição para dar ao Rio de Janeiro e ao país. E o PCdoB é um partido muito aberto que oferece as oportunidades certas enquanto ferramenta de transformação para que possamos dar uma contribuição efetiva nessa mudança que a gente sonha e busca. Uma prova muito grande de que esse é um partido aberto que investe em suas lideranças, que tem um olhar e um projeto de futuro, que tem uma construção planejada, é essa candidatura ao governo em que eu estou tendo a honra de representar o Partido. Essa candidatura também mostra claramente como o PCdoB é um partido que investe em cada uma e cada um de nós como lideranças e como portadores de suas propostas e de sua chama de transformação. Isso acontece comigo e acontece com vocês que também são candidatas e candidatos do Partido Comunista do Brasil”.

A deputada federal do PCdoB, Jandira Feghali, também esteve presente na mesa principal do Seminário e fez questão de ressaltar a trajetória de luta do Partido Comunista do Brasil em diversos e importantes momentos da História do Brasil. “Nessa história de batalhas, em uma luta de classe aguerrida contra a opressão capitalista, que nós reafirmamos que somos um Partido de Classe. Estamos em uma luta de classe aguda e é essa a opção que todos e todas aqui fizeram. E é com muito orgulho que carregamos essa bandeira, que não é uma bandeira qualquer. Precisamos saudar aqui a coragem e a ousadia de vocês pré-candidatos (as) que serão a expressão viva dessa história e dessa luta de 96 anos. E nós vamos para as ruas fazer essa defesa”.

A deputada estadual comunista, Enfermeira Rejane, que na última semana liderou a importante vitória da aprovação da jornada de 30h para a categoria da enfermagem, é pré-candidata à reeleição. No Seminário, Rejane também ressaltou a importância dos pré-candidatos e pré-candidatas do PCdoB nessa disputa eleitoral. “Nós que somos pré-candidatos e pré-candidatas do PCdoB temos o compromisso de levar e levantar a bandeira do nosso partido nessa conjuntura tão difícil que vivemos no Rio de Janeiro e no Brasil”, afirmou a parlamentar comunista.