Em plenária realizada na última quarta-feira (11), o PCdoB definiu o nome do ex-Ministro do Trabalho, Brizola Neto para a prefeitura do Rio de Janeiro, tendo como mote a geração de emprego e renda.
A pré-candidatura majoritária tem por objetivo colocar no centro a questão da geração de emprego e apresenta uma clara postura de oposição não só à política de Crivella, mas também do governador Witzel.
De acordo com nota publicada pelo Comitê Municipal do partido, “em seu programa de governo uma das prioridades é o restabelecimento da rede de proteção social, proporcionando ao povo pobre e trabalhador melhores condições de vida”. O PCdoB também informa que lançará uma chapa própria de vereadores para o pleito de 2020.

Afirmando estar honrado pela indicação e valorizando a história de mais de 95 anos do PCdoB, Brizola Neto defende uma política ampla: “me sinto entusiasmado e diante de um grande desafio de contribuir para construção de uma frente ampla que una todas as forças, progressistas e democráticas, para unidos enfrentarmos as matilhas bolsonaristas e o conservadorismo”. O pré-candidato a prefeito falou também sobre a cidade e fez referência ao seu avô: “contribuir também para a construção de uma agenda para o Rio, que volte a dialogar com os reais problemas enfrentados pelo nosso povo, o desemprego, a recessão econômica e o esfacelamento da rede de proteção social, resgatando políticas sociais fundamentais para devolver a esperança ao nosso povo, especialmente das nossas crianças, como foram os CIEPs criados por Brizola e Darcy”.

Confira a íntegra da nota:

“A cidade do Rio de Janeiro padece de tríplice tragédia quando se fala dos governos a que estamos submetidos. Bolsonaro, presidente cuja administração se baseia na destruição dos fundamentos da Nação e na liquidação dos direitos dos trabalhadores, promove ideias antidemocráticas e ameaça implantar um estado fascista.

Na mesma linha, o Governador Witzel é cúmplice e responsável por uma política de segurança que tem resultado no assassinato de jovens e trabalhadores nas comunidades, um verdadeiro genocídio com evidência na juventude negra, e na expansão das milícias nos territórios da cidade.

Conivente com essas políticas de consequências trágicas que se abatem nas esferas federal e estadual, o Prefeito Crivella agrava a situação de calamidade social do Rio de Janeiro ao se revelar um péssimo administrador e levar adiante uma política pífia, com seguidos cortes no orçamento da prefeitura, que não dá soluções para os problemas de moradia, transporte, saúde e educação. A cidade do Rio de Janeiro está abandonada e se deteriorando a olhos vistos.

Está na hora da sofrida população do Rio dar um basta nessa situação. O PCdoB, formado por homens e mulheres do povo que vivem e sofrem com a crueldade e insensibilidade desses governantes, apresenta ao povo carioca a pré-candidatura de Brizola Neto à prefeitura da Capital do Rio de Janeiro. Brizola Neto, ex-ministro do Trabalho, tem como marca a defesa dos empregos e dos direitos dos trabalhadores. Em seu programa de governo uma das prioridades é o restabelecimento da rede de proteção social, proporcionando ao povo pobre e trabalhador melhores condições de vida. Além disso, Brizola Neto apresentará para a disputa da Câmara de Vereadores uma chapa com candidaturas antenadas com esses ideais populares.

A decisão dos comunistas por uma candidatura majoritária está alinhada com a sua afirmação pela luta em prol de uma frente ampla e de unidade da classe trabalhadora para derrotar o trio Crivella, Witzel e Bolsonaro na cidade. A ampla unidade que o PCdoB defende se traduz na luta pela democracia, pelos direitos sociais e trabalhistas, pela soberania nacional e pelo desenvolvimento com geração de emprego e renda.

Ao apresentar sua pré-candidatura, o PCdoB reafirma e faz um importante chamado para a unidade das forças democráticas e de resistência contra esses governos retrógrados e antipovo.

Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2019

Comitê Municipal do Rio de Janeiro”