Encontro aconteceu na sede estadual do PCdoB-RJ

O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Rio de Janeiro realizou um ato, nesta segunda-feira (27), declarando apoio à pré-candidatura de André Ceciliano (PT) ao Senado Federal, pela Federal Brasil da Esperança. Isaac Ricalde, membro do comitê estadual e dirigente do PCdoB São Gonçalo, foi o nome apresentado pelo Partido para a suplência de Ceciliano.

O evento que formalizou suporte ao atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) foi realizado na sede estadual da legenda e contou com a participação do pré-candidato ao governo do Estado, Marcelo Freixo (PSB), da deputada federal Jandira Feghali e da deputada estadual Enfermeira Rejane, ambas do PCdoB-RJ.

Segundo Jandira, “André é o candidato do Lula e da Federação que melhor amplia a base para o Marcelo Freixo que é capaz de derrotar o candidato bolsonarista nas urnas. André tem grandes entregas no Estado e vai defender o Rio de Janeiro no Senado, mantendo a unidade necessária para ganhar as eleições.”

A deputada Enfermeira Rejane, disse que aprendeu muito com André como presidente da Alerj. “Ele sabe juntar os diferentes, tem jogo de cintura e sabe dialogar. É um deputado que tem mais de 390 leis aprovadas, fez o Fundo Soberano, o Supera RJ. Ele sabe que ninguém consegue avançar sozinho”. Rejane lembrou ainda que desde 1988 os profissionais de Saúde tentavam ter seu plano de cargos e salário e isso só aconteceu devido à capacidade de diálogo de André na presidência da casa.

O presidente estadual do PCdoB do Rio, João Batista Lemos, também esteve presente e chamou a atenção para a relevância de uma frente ampla para derrotar o bolsonarismo. “Aqui no Rio, o Freixo está no esforço de fazer o mesmo com César Maia. Isso é fundamental para ampliar forças e derrotar o Bolsonarismo”. E concluiu “o PCdoB pode não ser numericamente grande, mas tem uma história gigante”.

André agradeceu o apoio, fez um resumo da sua trajetória na Alerj, as leis de sua autoria em prol da economia do Rio e das pessoas mais necessitadas. E concluiu: “Ninguém pode ser candidato de si mesmo. Esse apoio é uma honra e podem ter certeza de que vou estar à altura dessa confiança”, disse André. “Eu não corro de bola dividida, quando a opinião publicada pressiona eu mantenho as minhas posições. O presidente Lula sabe que pode contar comigo”.

Participaram do encontro a presidenta estadual da Fundação Maurício Grabois, Dani Balbi; o vereador de Niterói, Leonardo Giordano, lideranças e dirigentes do PCdoB e representantes do PV e do PT.

Confira a resolução do PCdoB-RJ sobre o apoio a André Ceciliano:

Juntos pelo Brasil e o Rio de Janeiro: PCdoB com FE BRASIL, André Ceciliano, Lula e Freixo

O Partido Comunista do Brasil considera que a composição de uma chapa majoritária em torno de Marcelo Freixo ao governo do estado e a perspectiva de ampliação com os demais setores comprometidos com a luta democrática em oposição a Bolsonaro e Cláudio Castro têm na pré-candidatura de André Ceciliano um ativo importante.

André Ceciliano expressa amplitude social e política, agrega apoios de lideranças da região metropolitana e do interior do estado, teve atuação exitosa à frente da presidência da ALERJ, onde foram construídos fóruns importantes pelo desenvolvimento do estado, dialoga com as universidades, além de ter estado ao lado dos trabalhadores para fazer frente à privatização da CEDAE. Grande defensor dos interesses do povo fluminense em relação ao plano de recuperação fiscal. Por isso seu nome fortalece a chapa majoritária e a Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL), podendo atrair outros setores das forças democráticas, progressistas e do movimento popular do estado para derrotar o bolsonarismo no Rio de Janeiro.

Por fim e de extrema importância: André Ceciliano tem apoio declarado de Lula, que tem sido o bastião da esperança, com pesquisas apontando possibilidade de vitória no primeiro turno. Lula encabeça nacionalmente este projeto empolgando o povo com bandeiras populares, democráticas, que buscam saídas concretas para a situação desesperadora em que se encontra o povo brasileiro, sobretudo as massas populares. Milhões de pessoas passam fome e estão sem moradia no RJ, precisaremos retomar políticas de geração de emprego e distribuição de renda – a questão do trabalho é central – e ter nomes fortes e articulados em espaços de construção de políticas para o povo é fundamental.

Apoio a Ceciliano e suplência para Isaac Ricalde

Diante disto o PCdoB do estado do Rio de Janeiro declara apoio a André Ceciliano como pré-candidato a senador e indica para a suplência o nome de Isaac Ricalde, dirigente partidário, gestor público que disputou a prefeitura de São Gonçalo pelo PCdoB em 2020.

Por tudo isso, conclamamos a unidade da coligação e das forças democráticas e progressistas em torno da pré-candidatura da FE Brasil, André Ceciliano, para derrotar o bolsonarismo também nas eleições para o Senado. A grave situação do país e do estado do RJ exigem a busca desta unidade e a correlação de forças aponta esta pré-candidatura como a mais viável. Respeitando a autonomia dos partidos, faz-se necessário o aprofundando do diálogo entre as forças democráticas e progressistas para que o povo saia vitorioso desta eleição.

Rio de Janeiro, 24 de junho de 2022
PCdoB RJ