Foto: reprodução

O PCdoB do Rio de Janeiro aprovou, em conferência realizada neste sábado (21), o nome da deputada estadual Dani Balbi como pré-candidata do partido à prefeitura do Rio de Janeiro. A parlamentar foi a primeira deputada trans da história da Assembleia Legislativa do estado. 

“Aceito esse desafio com a coragem de mostrar à nossa cidade as pautas da classe trabalhadora, da negritude, das mulheres e das pessoas LGBTQIAP+. Com mais emprego e desenvolvimento econômico sustentável vamos construir uma cidade verdadeiramente popular!”, disse Dani, pelas redes sociais, após a escolha. 

Ela destacou, ainda, querer, acima de tudo, “mostrar para a população do Rio de Janeiro que há setores da sociedade preocupados em formular políticas públicas que realmente atendam  às necessidades da classe trabalhadora. Chega de uma cidade que só é maravilhosa para alguns: o Rio pode mais!”. 

Dani Balbi, 34 anos, também foi a primeira professora trans da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é doutora em Ciência da Literatura e professora de Cinema na ESPM. Foi eleita no ano passado com quase 66 mil votos, a grande maioria da cidade do Rio. 

Sua atuação política é voltada para a defesa dos direitos humanos e de pautas da população LGBTQIA+, pela luta antirracista e de valorização das mulheres e da classe trabalhadora. 

Oriunda do Engenho da Rainha, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, é  militante do PCdoB há quase 20 anos e integra a direção nacional do partido. Participa das lutas estudantis, do movimento negro, LGBTQIA+ e de mulheres, tendo passado por entidades como a UBES, UNE, ANPG, UJS, UNEGRO, UBM e UNALGBTI.

Com a decisão tomada neste sábado, seu nome será submetido à federação, que reúne PCdoB, PT e PV.