Brizola Neto (no centro, de azul) foi aclamado pré-candidato à prefeitura do Rio de Janeiro

A conferência municipal do PCdoB-Rio confirmou a pré-candidatura de Brizola Neto à prefeitura do Rio de Janeiro para as eleições de 2020. Em clima de unidade, a direção municipal elegeu o novo presidente do Partido na capital carioca, Rodrigo Weisz (Digão).

Participaram da conferência, realizada no último domingo (17), 151 delegados eleitos em diversas assembleias de base, com mais de 200 militantes presentes. Durante todo processo, o PCdoB mobilizou na capital cerca de 600 filiados. A conferência recebeu o nome de Jorge Barreto, ex-presidente do Comitê Municipal, que faleceu recentemente.

A mesa de abertura contou com o vice-presidente do PCdoB, Walter Sorrentino, que abordou a conjuntura nacional. O ato também teve a participação do presidente estadual do PCdoB-RJ, João Batista Lemos, e das deputadas Jandira Feghali (federal) e Enfermeira Rejane (estadual).

O pré-candidato a prefeito do Rio, Brizola Neto, falou sobre a importância dos comunistas se apresentarem com cara própria nas eleições do ano que vem. Ao mesmo tempo, destacou o seminário realizado recentemente que uniu PCdoB, PDT e PSB para a construção de um programa para a cidade do Rio. Nas redes sociais, Brizola Neto destacou os debates da Conferência:

“Participei ontem da Conferência Municipal do PCdoB do Rio de Janeiro, onde debatemos sobre democracia, desenvolvimento e direitos para o Rio. O socialismo é o futuro!”

E comemorou a aclamação de seu nome: “Me alegra muito anunciar essa decisão e honrado de representar o partido nessa disputa! Nos vemos nessa corrida!”

Após a aprovação do documento municipal, que destaca a necessidade de derrotar Crivella, Wilson Witzel e Bolsonaro na cidade do Rio, foi apresentada a proposta de nova direção municipal com 91 camaradas. A conferência também marcou o ingresso dos militantes oriundos do PPL na direção da capital.

Ao final da conferência municipal, o presidente eleito Rodrigo Weisz (Digão) reafirmou a unidade e a combatividade dos comunistas cariocas. Digão conclamou os militantes a se empenharem para construir a chapa para as eleições de 2020 e lançar a candidatura de Brizola Neto na cidade do Rio. Ele destacou que, com isso, além de realizar os enfrentamentos necessários para a cidade, os comunistas ajudam a fazer crescer o partido para superar o grande desafio em 2022 que será ultrapassar a cláusula de barreira.