O PCdoB, através de sua Secretaria de Relações Internacionais, condena o ataque terrorista ocorrido contra a embaixada de Cuba localizada na capital dos Estados Unidos, Washington. Em nota, publicada nesta segunda-feira (25), a sigla ressalta que os acordos internacionais obrigam os países a abrigar representações estrangeiras e da mesma forma, deve-se proteger essas instalações diplomáticas.

A informação do ataque foi repassada pelo ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Padilla em publicação em suas redes sociais, ainda na noite deste domingo (24). Segundo o diplomata, o ataque terrorista foi cometido apenas por um indivíduo e que a ação não causou danos aos funcionários. Padilla destacou também que este é o segundo ato violento contra a sede diplomática em Washington, fazendo referência ao ataque a tiros que a Embaixada de Cuba sofreu em abril de 2020.

O documento do PCdoB destaca que a reincidência destes graves acontecimentos revelam, no mínimo, negligência por parte das autoridades estadunidenses.

Dessa forma, a nota partidária expressa ainda “sua inabalável solidariedade ao Partido Comunista de Cuba, ao governo revolucionário e ao povo cubano, e exige que os responsáveis pelo atentado terrorista sejam identificados e punidos de forma exemplar”.

Confira a íntegra abaixo:

Brasília, 25 de setembro de 2023

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) condena de forma enérgica o ataque terrorista ocorrido na noite deste domingo (24), quando foram lançados dois coquetéis molotov contra a embaixada da República de Cuba em Washington, EUA.

Apesar de todos os acordos e leis internacionais obrigarem o país que abriga representações estrangeiras a proteger as instalações diplomáticas, em abril de 2020 a embaixada cubana em Washington foi alvo de disparos de fuzil.

Esses graves acontecimentos, ocorridos em curto período de tempo, relevam, no mínimo, negligência das autoridades estadunidenses no cumprimento de suas obrigações. Essas mesmas autoridades que afrontam a consciência humana ao sustentarem um bloqueio criminoso contra Cuba, repudiado por praticamente todas as nações da ONU.

O PCdoB expressa sua inabalável solidariedade ao Partido Comunista de Cuba, ao governo revolucionário e ao povo cubano, e exige que os responsáveis pelo atentado terrorista sejam identificados e punidos de forma exemplar.

Partido Comunista do Brasil – PCdoB