O prefeito de Tucuruí, Jones William (PMDB), foi morto por dois homens que estavam em uma moto e atiraram contra ele, nesta terça-feira (25). O assassinato aconteceu enquanto o prefeito visitava obras de recapeamento da estrada de acesso ao aeroporto, área conhecida como Ocupação Cristo Vive, de acordo com apuração do G1. O partido destaca que esse caso não é isolado e vem acontecendo com frequência no estado do Pará.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) divulgou nota em repudia ao ocorrido e declara que esse é mais um caso de violência no Pará que vem fazendo vítimas no campo e na cidade. Ainda no texto, o partido diz que a situação é insustentável e lembra que três prefeitos foram assassinados desde 2016.

Em maio, o prefeito da cidade de Breu Branco, que fica a 38 km de Tucuruí, Diego Kolling (PSD) foi morto enquanto andava de bicicleta e em janeiro do ano passado, João Gomes da Silva (PR), prefeito de Goianésiado Pará foi assassinado a tiros.

Estes casos de assassinatos não são isolados, no Pará, especificamente no campo, onde chacinas vem ocorrendo com frequência. Em Pau D’ Arco, por exemplo, dez trabalhadores rurais foram assassinados durante ação policial na Fazenda Santa Lúcia.

O PCdoB também destacou que Paulo Fonteles Filho e o deputado Carlos Bordalo importantes atores da região estão sendo ameaçados. Segundo nota, esses casos continuam sem punição, dando abertura para novas perseguições, e se acentuaram desde o início do governo Michel Temer.

Leia a nota na íntegra:

O Partido Comunista do Brasil – PCdoB/Pará vem mais uma vez repudiar veementemente mais um ato de violência no Pará, desta vez contra o prefeito de Tucuruí, Jones William, brutalmente assassinado em plena atividade de gestão por pistoleiros em moto como uma prática macabra que vem se repetindo com frequência.

A situação é insustentável e estarrecedora no Estado. Chacinas na cidade e no campo, mortes que se espalham banalizando a violência em todos os lugares sem nenhuma reação propositiva do poder público. A impunidade campeia sem nenhum freio.

Em relativo curto espaço de tempo três prefeitos da importante região do Lago de Tucuruí foram assassinados demonstrando que a política não só está sendo criminalizada como seus principais atores estão sendo eliminados ou ameaçados como Paulo Fonteles Filho e o deputado Carlos Bordalo.

O que se observa é que mandantes, assassinos de aluguel, milícias, traficantes e agentes do Estado se sentem à vontade para praticar seus crimes com se sentissem autorizados nessas duas décadas de governo tucano no Pará, que se acentuou com o golpe dado no país.

O PCdoB que constantemente é alvo de reacionários entende que faz-se necessário conclamar e unir todas as forças políticas e sociais, independe da cor partidária, que sejam contrárias a esse estado de barbárie instalada no território paraense, que possam fazer frente em defesa da segurança pública do povo e cobrar dos poderes constituídos punição aos assassinos e mandantes.

Punição aos mandantes e assassinos de Jones William!

Solidariedade aos familiares.

Direção Estadual do PCdoB – PA