A Live de lançamento de um livro da poeta pernambucana Cida Pedrosa, pré-candidata à vereadora pelo PCdoB de Recife foi atacada por uma milícia digital de extrema-direita na noite de quinta-feira (3). O ataque surpreendeu pela violência e pela sofisticação, pois os hackers tomaram o controle dos microfones e postavam ofensas e frases de apoio a Bolsonaro ao som de rajadas de metralhadora.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) – Recife, através do seu presidente municipal divulgou nota de repúdio do ato.

Segue abaixo:

Nota Oficial do PCdoB-Recife sobre o ataque bolsonarista contra Cida Pedrosa

O Bolsonarismo não tolera a democracia, a liberdade, os direitos humanos e a poesia. Seguidores da cartilha do fascismo, seus representantes são incapazes de conviver com o diferente, com a luta pelas causas justas.

Cida Pedrosa, poeta e pré-candidata a vereadora do Recife pelo PCdoB, presenciou um exemplo disso, nesta quinta-feira (3), durante a live de lançamento do seu décimo livro “Estesia”. A obra traz um conjunto de 40 haikais e fotos autorais produzidos durante o isolamento social e sua renda será totalmente revertida à União Brasileira de Mulheres (UBM), a fim de possibilitar auxílio a mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Cida teve o ato virtual invadido por hackers fascistas apoiadores do governo Bolsonaro, com o objetivo de inviabilizar a realização da atividade, numa evidente tentativa orquestrada de cerceamento das liberdades democráticas, ataque à cultura e ameaças aos movimentos sociais, sobretudo feministas.

Palavrões, intervenções audiovisuais violentas como sons de metralhadoras e outras agressões mais uma vez deram a tônica do ataque, promovendo a intolerância e cultura de ódio. Ainda assim, não conseguiram êxito. Após o ocorrido, a atividade foi transmitida através do youtube, onde continua disponível.

O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil no Recife reitera seu apoio irrestrito à nossa camarada, ao mesmo tempo em que reafirmamos nosso compromisso com a resistência ao fascismo, em defesa do fortalecimento da democracia e da liberdade de expressão, enfrentando a barbárie, o obscurantismo e negacionismo, marcas que o governo federal busca institucionalizar. Mas, como disse Cida Pedrosa, que bravamente resistiu aos ataques com leveza e altivez, parafraseando o escritor Mário Quintana: “eles passarão, nós passarinho”.

George Braga
Presidente do PCdoB-Recife