O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) Amazonas recebeu a filiação, na tarde do último sábado (30/10), de três jovens lideranças do movimento de mulheres no estado. O ato, que aconteceu de forma presencial no bairro São Raimundo, em Manaus-AM, acolheu a ativista e produtora cultural Michele Andrews, a líder comunitária Patricia Andrade e a ativista materna Alessandrine Silva que formaram a bancada das Manas e chegam ao partido para fortalecer o projeto eleitoral para 2022. Em 2020, a candidatura coletiva da qual as três lideranças faziam parte recebeu quase 8 mil votos, mas não conseguiu o mandato.

A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, vice-governadora de Pernambuco, enviou mensagem de vídeo com boas-vindas às novas filiadas. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também saudou em vídeo a chegada das lideranças.

“O nosso partido se pauta pela unidade política de ação, pelo debate de ideias e pela combatividade. É por isso que quanto mais pessoas puderem engrossar essa fileira de gente que tem se colocado à disposição da luta do povo brasileiro serão muito bem-vindos e bem-vindas”, afirmou Luciana Santos.

A presidenta nacional disse que o PCdoB do Amazonas está colocando em prática as resoluções do 15º Congresso Nacional, realizado em outubro. “Está fazendo jus à tradição de termos um partido forte no Amazonas”, acrescentou. De acordo com Luciana, as novas lideranças “agregarão muito valor a nossa luta e ao nosso PCdoB do Amazonas”.

Mulheres na Política

A secretária nacional da Mulher do PCdoB, Vanessa Grazziotin, ex-senadora, que participou da atividade contou que as ruas do bairro estavam enfeitadas para o evento de filiação. “Lembra um clima de festa, de São João, de Copa do Mundo. A vida é muito difícil por isso mesmo nós temos que levar a vida e trabalhar e lutar com muita alegria”, afirmou Vanessa. A secretária disse que este espírito do evento contrasta com a tristeza que tem sido ir ao supermercado, ir a um posto de gasolina ou procurar um serviço em uma unidade de saúde e se deparar com preços elevados e desmonte do serviço público. “É tudo muito difícil. Está uma tristeza”, completou.

“A política que tem sido muito difícil pra o nosso povo e para nossa gente. Nesses últimos anos as pessoas estão empobrecendo. Nesses últimos anos, nós mulheres, estamos com mais dificuldades”, ressaltou Vanessa. Segundo a dirigente, o apoio popular que a candidatura coletiva “das meninas” obteve se deve ao comprometimento “com a luta das mulheres, com a luta da comunidade e da cidade”. “Pra gente vai ser uma alegria muito grande caminhar juntas”, disse Vanessa.

Michelle Andrews agradeceu a Vanessa e ao presidente estadual do PCdoB do Amazonas, Eron Bezerra, que também participou do ato de filiação. “Quero agradecer muito Eron e Vanessa por aceitarem essa inovação, essa disputa, esse desafio que a gente não sabe onde vai dar mas a gente sabe que vai transformar e vai fazer política e não politicagem”, afirmou a produtora cultural.

“Nós somos de esquerda. Nós estamos em um partido que vai fazer cem anos no ano que vem. Tem representatividade, tem gente na Câmara Municipal também e a gente vai conseguir o nosso cargo em 2022 com muita luta, com o apoio de vocês com nosso apoio coletivo”, concluiu Michelle.

Por Railídia Carvalho