Com objetivo de democratizar o debate sobre as ações na área cultural, avaliar as realizações do Ministério da Cultura e as leis de fomento e ainda organizar a militância das artes e da cultura, o PCdoB realizará no próximo sábado (26), uma plenária virtual nacional sobre cultura. A atividade acontecerá em formato virtual, pela plataforma Zoom, das 14 horas às 17h30.

Além da militância da frente cultural partidária, estão sendo convocados quadros dirigentes dos comitês municipais, estaduais e do próprio comitê central, além de amigos da área das artes e da cultura. O evento contará ainda com a participação da líder da bancada comunista na Câmara, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) que presidiu a Comissão de Cultura da Câmara e é autora da Lei Aldir Blanc 2; o presidente da Casa Rui Barbosa, Alexandre Santini e a premiada escritora, Cida Pedrosa, vereadora do PCdoB de Recife e diretoria de Cultura da Fundação Maurício Grabois.

O secretário nacional de Cultura do PCdoB, Javier Alfaia, em entrevista ao Portal PCdoB ressaltou que estes encontros são fundamentais para estabelecer uma meta permanente de aglutinação dos fazedores de cultura como produtores, artesão, empresários, artistas, estudiosos da cultura que se organizem num patamar mais organizativo do partido, e que ganhe mais qualidade e substância nas ações coletivas.

“Isso é, se organizem enquanto filiado ao PCdoB para que possam mutuamente se apoiar e conseguir o melhor efeito das nossas ações em busca de mais recursos, em busca de resolver os entraves de uma boa política pública de cultura”, ponderou.

A plenária terá como pautas um debate de avaliação sobre as políticas do Ministério da Cultura, implantadas até aqui, “discutir outros aspectos do que estão sendo realizados pelo ministério, possíveis lacunas que a gente possa apontar para poder ajudar a construir uma política consistente, democrática e eficiente para área cultural”, disse Javier, complementando que a plenária também avaliará as leis de fomento da cultura, como as leis Aldir Blanc 1 e 2 e a Rouanet.

O segundo ponto de pauta da plenária, de acordo com o dirigente, será uma autoavaliação do trabalho da secretaria de cultura partidária e da militância do partido na área das artes e da cultura.

Conferências

O secretário ressaltou ainda que essas discussões deflagram o processo de participação mais organizada da militância cultural do PCdoB nas conferências ordinárias que o partido realiza este ano e também para mobilização para a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) que está marcada para acontecer entre os dias 4 a 8 de dezembro deste ano em Brasília. “Nós temos dois processos em paralelo, a conferência do partido e as conferências de cultura.”

Segundo Javier Alfaia, a partir da próxima semana será deflagrado o calendário nacional de conferências internas do partido e ao mesmo tempo já está em curso um cronograma de conferências da cultura. Conferências municipais, estaduais, regionais ou setoriais convocadas pelo Ministério da Cultura.

“Estes encontros despertam para uma atuação com boa sinergia entre os dois processos e precisamos estimular que a militância da cultura e os dirigentes do partido se interessem pelo processo das duas conferências. Para tirarmos delegado e podemos chegar em Brasília com uma boa delegação”, completou.