14º Congresso do PCdoB foi realizado em Brasília, em novembro de 2017.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizará entre os dias 15, 16 e 17 de outubro próximos, a plenária final do seu 15º Congresso, que será realizado por videoconferência (plataforma Zoom) e com trechos com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube do PCdoB.

O congresso ordinário acontece em meio à maior crise sanitária mundial do último século. Essa tragédia que abarca o país, chega ao número espantoso de 600 mil vidas perdidas, contabilizadas na última sexta-feira (8).

É neste contexto, que a plenária final do Congresso recebe cerca de 700 pessoas, entre delegados e delegadas, convidados e convidadas que participam pela plataforma virtual. Foram quatro meses de intenso debate em todas as regiões do país em torno das discussões apresentadas pelos documentos partidários, o Projeto de Resolução e a Plataforma emergencial de reconstrução nacional.

Segundo declaração da presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, “este é um congresso ordinário realizado em circunstâncias extraordinárias, nos marcos de uma pandemia — por isso será o primeiro congresso virtual — e no qual, pela primeira vez, o Brasil se encontra sendo dirigido por forças de extrema-direita, com impactos concretos na vida do país e em especial dos comunistas”.

O Congresso do PCdoB é o momento máximo de deliberação partidária, o evento acontece ordinariamente a cada quatro anos e envolve o conjunto da militância. As delegações eleitas nas conferências estaduais para participar da plenária final do Congresso, terão como ordem do dia, além da aprovação da tese, fruto das discussões anteriores, bem como debater e eleger os nomes que formarão o novo Comitê Central para o próximo quadriênio.

Programação

A presidenta do PCdoB abre a plenária congressual na sexta-feira (15), às 15 horas, em seguida são realizadas as indicações e votações dos integrantes da Mesa Diretora, da Comissão Eleitoral e de Comissão de Resoluções. Mais tarde, a presidenta realiza sua intervenção política.

Ao longo da programação, o encontro contará ainda manifestações dos delegados e delegadas eleitos para participar da plenária final, mensagens das delegações do PCdoB e de delegações internacionais, pronunciamentos especiais. Além, das atrações culturais que permearão toda a programação do evento.

O comunista Haroldo LimaA direção nacional aprovou que o 15º Congresso se denominará “Congresso Haroldo Lima” em homenagem ao legado desse destacado parlamentar e histórico dirigente do PCdoB, falecido de Covid-19, em 24 de março deste ano. Para tanto, será exibido um vídeo de homenagem ao dirigente e em seu nome, a direção homenageará a todos e todas os brasileiros que perderam sua vida na pandemia.

O evento terá ainda quatro intervenções especiais, o deputado federal Renildo Calheiros, líder do PCdoB na Câmara dos Deputados fará pronunciamento sobre o trabalho da bancada comunista; o presidente da Fundação Maurício Grabois, Renato Rabelo também fará pronunciamento; o vice-presidente do PCdoB, Sérgio Rubens apresentará o balanço do processo de integração do PPL ao PCdoB; e Nilson Araújo, abordará o tema da Plataforma emergencial de Reconstrução nacional. Esses pronunciamentos serão também transmitidos pelas redes sociais.

Ato político

No sábado (16), das 10h30 às 12h30, ocorrerá o ato político que contará com a participação de amplas forças políticas em defesa da democracia. Além das lideranças políticas que estão sendo convidadas, participarão ainda lideranças sociais, institucionais, intelectuais, representações sindicais e do movimento social, estudantil, negro, de juventude e LGBTQIA+. Este ato será transmitido pelo Facebook e Youtube do PCdoB e páginas parceiras.

Congresso Extraordinário 2019, quando o PPL se integra ao PCdoB.

Revigorar o PCdoB

No dia 27 de setembro, o PCdoB confirmou a liderança no debate da legislação eleitoral conquistando a vitória das federações partidárias ao derrubar veto do presidente Jair Bolsonaro.  Em paralelo a esse esforço por uma legislação mais democrática, o PCdoB articula forças políticas em torno da frente ampla como tática para isolar e derrotar Bolsonaro.

“É a frente ampla que tem vingado e que vai possibilitar a derrota de Bolsonaro. O 15º Congresso será momento de celebração da vida, de darmos início à comemoração de nosso centenário e será a arrancada de uma grande campanha política que vamos travar para isolar e derrotar Bolsonaro e fazer um PCdoB forte”, completou Luciana.

Mobilização

O processo do 15º Congresso contou com a militância mobilizada de norte a sul do país, foram mais cerca de 33 mil pessoas que participaram deste processo, mesmo em tempos de isolamento social e diante de uma conjuntura de ascensão da extrema direita, disse o secretário nacional de Organização do PCdoB, Fábio Tokarski.

Conferência do Rio de Janeiro (Print)

Em pouco mais de três meses, no período de 24 de junho a 3 de outubro ocorreram conferências estaduais, municipais, assembleias de base, reuniões das organizações de base, plenárias temáticas, reunindo centenas de comunistas em todos os estados da federação, boa parte destes encontros aconteceram de forma virtual.

Conferência da Bahia contou com uma mesa presencial, transmitida através das redes sociais

Reunidos neste processo, organizações de base e comitês distritais renovaram as direções sendo que parcela expressiva garantiu avanço na paridade de gênero na composição da direção. Ritualmente, cada conferência elege seus delegados e delegadas representantes para participar das etapas seguintes.

Confira como foram as conferências estaduais e municipais aqui.

Debates

A opinião da militância sobre os documentos do 15º Congresso do PCdoB também ocorreu de forma pública, com as postagens de artigos na Tribuna de Debates. A partir da curadoria de uma comissão editorial, os textos foram publicados no Portal PCdoB, clique no link para ler os artigos.

De acordo com o secretário nacional de Comunicação, Adalberto Monteiro, a Tribuna é uma forma de ampliar a participação do coletivo nos debates do Congresso.

Centenário

Às vésperas de completar 100 anos, o PCdoB, fundado em 25 de março de 1922, em Niterói (RJ), realiza o seu congresso meses antes do seu centenário, que será completado em março de 2022. Por isso, a programação contará com inúmeras atividades no sentido de recordar do histórico de lutas deste partido que é o mais antigo do país em atividade.

No domingo (17), haverá uma declaração da presidenta nacional abrindo as comemorações do Centenário do PCdoB e um vídeo produzido especialmente para rememorar esses quase cem anos de história.

Imagem 7º Congresso do PCdoB

Do que se apresenta no projeto de resolução do PCdoB e no apontamento de uma plataforma emergencial de salvação nacional, os congressistas e convidados do 15º Congresso buscarão apontar dissoluções em torno da grave regressão que o Brasil tendo no comando do país, um governo de extrema-direita, autoritário e ultraconservador. E dessa forma, impedir o sofrimento do povo, que padece com a eliminação dos direitos sociais e trabalhistas, com o aumento da fome e da miséria. Com a crescente violência contra os mais vulneráveis, as mulheres, negros e negras, LGBT’s. Do processo de desmonte do patrimônio público. Para isso, diz o projeto de resolução, a “questão premente para salvar o país é isolar e derrotar Bolsonaro”.

Segundo a presidenta do PCdoB, Luciana Santos, o foco do Congresso é desmascarar, isolar e derrotar Bolsonaro e o “centro de nossa tática que é a frente ampla. É ela que tem vingado e que vai possibilitar a derrota de Bolsonaro”.

Para além disso, disse Luciana, “o 15º Congresso será momento de celebração da vida, de darmos início à comemoração de nosso centenário e será a arrancada de uma grande campanha política que vamos travar para isolar e derrotar Bolsonaro e fazer um PCdoB forte”.

Do Portal PCdoB