O Partido Comunista do Brasil realizará nos dias 28 e 29 de novembro, na capital paulista, o 6º Encontro Nacional de Saúde. O lema desta edição é “Lutar pelo SUS é lutar pelo Brasil”. Com o encontro, o PCdoB pretende qualificar e ampliar sua contribuição na defesa do Estado Democrático de Direito e a defesa do direito à saúde que ganha sentido estratégico no cenário atual.

Os debates acontecem em momento decisivo para a área, diante da intenção de desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) e do fortalecimento da rede privada de saúde, que vem sendo anunciada pelo governo Bolsonaro.

A primeira mesa de debates vai se concentrar no mapeamento dos principais desafios para a política de saúde. A segunda trata da gestão do SUS. E a última promove discussão sobre a Saúde como componente estratégico da ação política para resistência democrática.

O encontro deve reunir militantes do PCdoB, entre eles, trabalhadores, gestores, ativistas dos movimentos sociais, membros da academia e dirigentes de entidades e instituições da sociedade civil. Para participar, é necessário preencher o formulário (disponível AQUI). O prazo final é dia 22 de novembro.

No convite, o secretário nacional de Organização PCdoB, Fabio Tokarski, e o coordenador da comissão nacional de Saúde do Partido, Ronald Ferreira, destacam que “além de ser a principal demanda do povo brasileiro em termos de política pública, conforme muitas pesquisas de opinião”, a saúde é “uma atividade econômica, política e social em que o PCdoB possui uma importante inserção”.

Para os dirigentes, no momento de resistência e luta democrática que vivemos, “é fundamental utilizar todo o potencial acumulado nessa área para dar consequência ao esforço de integração organizativa e política de nossas atuais frentes de atuação, frentes eleitoral e institucional, dos movimentos sociais e na luta de ideias”.

Diante disso, o encontro terá o papel de organizar e articular a atuação do partido depois do processo da 16ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em agosto de 2019 em Brasília-DF, que contou com a participação de mais de 200 militantes comunistas. Na visão dos dirigentes, a elaboração de plataforma da área também contribuirá com o projeto eleitoral.

Programação:

Dia 28 de novembro de 2019 – (quinta-feira)

14h – Mesa 1: O estágio atual do desenvolvimento, suas repercussões sobre a Democracia e a política de saúde. Nossos desafios!

Expositor:
Renato Rabelo – Fundação Mauricio Grabois

Debatedores:
Ronald Ferreira dos Santos – CTB, Fenafar
Getúlio Vargas – CONAM
Maria da Conceição Silva – UNEGRO

18h – Ato Político: A defesa do SUS é a defesa da Democracia, da Soberania e dos Direitos

– Representação dos Movimentos Sociais, Trabalhadores, Gestores (Governadores, Prefeitos, Secretários. Ex-ministros), Legislativo, Educação, Ciência e Tecnologia e Forças políticas comprometidas com a Defesa do SUS.

(Coordenação – Jandira Feghali, Alice Portugal e Julia Roland)

Dia 29 de novembro de 2019 – (sexta-feira)

09h – Mesa 2: Experiências e desafios da Gestão do SUS

Coordenação:
Vanja dos Santos – UBM

Debatedores:
Julieta Palmeira – Secretária de Estado de Políticas para Mulheres da Bahia.
Nesio Fernandes – Secretário de Estado da Saúde do Espirito Santo
Carlos Eduardo de Oliveira Lula – Secretário de Estado da Saúde do Maranhão
João Ananias – Ex-secretário de Estado da Saúde do Ceará
14h – Mesa 3: Em tempos de resistência, a Saúde como componente estratégico no fortalecimento da ação política organizada.

Fabio Tokarski – Secretário Nacional de Organização PCdoB
Liège Rocha – Secretaria Nacional dos Movimentos Sociais
Jorge Venâncio – Dirigente Nacional da CGTB e Coordenador da CONEP/CNS
Marcio Florentino – Professor da UFSB e Vice-Presidente da ABRASCO