Ministra da Ciência e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos participará da Plenária.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realizará uma plenária nacional que debaterá temas da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento acontece a partir das 18h30 do dia 6 de fevereiro de 2024 (terça-feira), por plataforma virtual (Zoom) e contará com a participação da presidenta nacional do PCdoB e ministra do MCTI, Luciana Santos.

Estão previstas palestras com lideranças na área, como o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Fernandes, o diretor científico do CNPq, Olival Freire e a chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MCTI e integrante da Comissão Organizadora e Ponto Focal da Conferência, Elisangela Lizardo, entre outros convidados.

A programação da plenária inclui o debate sobre o papel da 5ª Conferência no contexto do governo Lula; uma apresentação das realizações do MCTI neste primeiro ano de gestão; os principais eixos em debate na Conferência, informes e serviços sobre a organização do evento, entre outros temas.

Para a plenária estão sendo convidados filiados, filiadas, militantes e dirigentes do PCdoB que trabalhem, militem ou contribuem na área. O intuito é mobilizar os quadros em torno dos temas que serão debatidos na Conferência, para isso, é necessário que os comunistas se mobilizem e participem do processo da conferência.

Com o mote “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”, a 5ª Conferência Nacional CT&I será realizada nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024, em Brasília. A última conferência da área ocorreu em maio de 2010. Após quatorze anos, essa será uma grande oportunidade do setor para debater o futuro da ciência brasileira.

E esses debates já começaram, desde novembro estão ocorrendo encontros temáticos, conferências livres e plenárias em diversos estados e municípios do país para debater os temas da conferência, analisar os resultados dos pontos estratégicos da Ciência e Tecnologia de 2016-2023 e recomendar ideias para a elaboração de um novo plano da área de 2024 a 2030, e apresentar esses pontos na 5ª Conferência.

Segundo o MCTI, a Conferência pretende ser um espaço de diálogo entre representantes de instituições de ensino e pesquisa, sociedade civil, comunidade acadêmica, organizações não governamentais, associações e entidades de classe e setores de governo, com a finalidade de implementar políticas públicas, fortalecer as ciências básicas, transdisciplinares, com o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação, debatendo, analisando e tratando de temas tendo como foco o crescimento e desenvolvimento do país.

O processo de conferência ocorre num momento propício para o progresso e desenvolvimento do país e neste caso, a ciência, tecnologia e inovação é fundamental. Sob o governo do presidente Lula, os investimentos na área mais que dobraram em pouco menos de um ano de gestão. Foram determinados a destinação de recursos para o Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Ciência e Tecnologia (FNDCT) que viveu nos últimos anos um grande contingenciamento. Houve aumento também dos valores e no número de bolsas de estudo e pesquisa, foi autorizado a realização de concursos públicos no setor, além do aumento no número de editais para apoiar pesquisas.

Serviço:

Plenária Nacional do PCdoB – 5ª Conferência Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCT&I)

Data: 6 de fevereiro (terça-feira) a partir das 18h30 por plataforma virtual (Zoom)

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScncl0b4iMK5rX3s9dH3xV9fbJHPNZ6WfbP7sOi5RbzJw-udw/viewform?usp=pp_url

Documentos da 5ª Conferência para baixar:

5ª CNCTI

Documento de Referencia Conferências Livres

Documento Referência das Reuniões Temáticas

Documento Referência Conferências Estaduais, Municipais e Distrital

Documento de Referência  Conferências Regionais