O PCdoB realiza, no próximo sábado (9), Plenária Nacional dos Jornalistas Comunistas, das 9h às 12h, em formato virtual. Em pauta, a organização do partido — em especial os profissionais dessa área — e as eleições de 2022. O evento terá as participações dos secretários nacionais de Comunicação, Renata Mielli, e Sindical, Nivaldo Santana.

“O PCdoB é um dos partidos que mais investem no debate sobre o papel dos meios de comunicação no Brasil, sobre a necessidade de construir uma ação política militante, que seja transversal a todos os movimentos sociais, para pressionar o Estado a promover políticas públicas de democratização da comunicação, visando ampliar a diversidade e a pluralidade de vozes no país. Temos sido referência, também, nas discussões envolvendo a necessidade urgente de universalizar o acesso à internet para toda a população e sobre temas envolvendo direitos digitais, Internet, entre outros”, explica Renata Mielli.

Neste sentido, aponta, “reunir os jornalistas que são militantes e filiados do PCdoB, para organizar nossa atuação nesses temas e, também, para potencializar nossa participação no processo eleitoral deste ano é fundamental”.

Renata destaca ainda que hoje “vivemos um momento gravíssimo de ataques aos profissionais de comunicação: jornalistas, radialistas, comunicadores sociais e também as próprias empresas de comunicação são um dos alvos prioritários do ódio do presidente Bolsonaro e de sua base de apoio. A violência contra jornalistas cresceu absurdamente nos últimos quatro anos, inclusive com casos de morte, como vimos recentemente acontecer com o jornalista Dom Philips, na Amazônia. Dessa forma, a participação destacada e organizada dos jornalistas é essencial”.

A plenária também discutirá a presença e influência dos comunistas nos sindicatos de jornalistas, na Fenaj e na ABI e a necessidade desses profissionais ficarem atentos ao debate geral sobre a questão da democratização da comunicação e todas as suas vertentes.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo celular pelo celular (19) 99603-4517 ou email [email protected]. O link de acesso será enviado na sexta-feira (8).

 

Por Priscila Lobregatte