A Comunicação Nacional do PCdoB está buscando inovar no apoio aos pré-candidatos do partido diante da pandemia do novo coronavírus, que exige de todos e todas o isolamento social. Um dos caminhos adotados é a realização de videoconferências para debater estratégias. As oficinas virtuais mobilizam a direção da legenda nos estados e cidades, bem como os pré-candidatos e pré-candidatas a prefeituras e câmaras municipais.

A primeira das videoconferências sobre comunicação na pré-campanha foi realizada no último sábado (2) com representantes do PCdoB da Paraíba. Segundo o editor nacional de Redes da legenda, Gustavo Alves, participaram representantes do comitê estadual e municipal de João Pessoa e de Campina Grande. Também se conectaram Carlos Augusto Patinhas, membro do Comitê Central do PCdoB, pré-candidatos aos legislativos locais e o pré-candidato do PCdoB a prefeitura de Campina Grande, o deputado estadual Inácio Falcão.

“Foi a primeira vez que realizamos esta oficina pela via digital. A preparação dos pré-candidatos para fazer esse tipo de trabalho nas redes sociais é fundamental e o partido tem investido muito nisto desde o ano passado. Começamos presencialmente e agora partimos para as oficinas online. Com o isolamento, as estratégias de redes digitais ganharam mais importância ainda”, destacou Gustavo Alves.

Para o especialista em redes, o principal desafio para os pré-candidatos e pré-candidatas do PCdoB é diminuir, com as as ferramentas de comunicação, o problema que é não poder conversar diretamente com os eleitores e apoiadores, o chamado corpo-a-corpo.

“Acho que nossos pré-candidatos todos, e creio que podemos dizer todos sem medo de errar, têm muita ligação com a população. Então, neste momento, precisamos criar alternativas para que esse patrimônio, a ligação real com o povo, possa ser aproveitado mesmo em condição de isolamento social. Então as postagens, as ‘lives’, enfim, temos ajudado nisso pra manter a relação que existia com a população e com os anseios do povo em cada uma das cidades”, ponderou.

Gregória Benário, presidenta do PCdoB na Paraíba e pré-candidata a vereadora em João Pessoa, elogiou a iniciativa.

“A videoconferência comprova o zelo que o Nacional tem com os Comitês Estaduais e que o projeto eleitoral é construído coletivamente, mostrando também a importância das redes sociais neste processo”, frisou.

Segundo Gregória, o partido ainda não tem definição sobre pré-candidatura majoritária para a capital do estado.

O próximo debate virtual sobre estratégias de comunicação está marcada para a próxima quinta-feira, com o Rio de Janeiro.

Comunicação na Paraíba

O deputado estadual da Paraíba Inácio Falcão (PCdoB), pré-candidato a prefeitura de Campina Grande, durante a videoconferência, destacou o papel da comunicação na construção de uma ‘terceira via’, fora da polarização familiar que tenta tomar conta do debate público da cidade.

Ele destacou a preocupação com a pandemia, com a quebra do isolamento, e com a possibilidade do estrangulamento do sistema de saúde local. E recebeu sugestões para enfatizar em sua comunicação a lógica de uma comunicação pública e cidadã.

“Vamos utilizar uma comunicação que alcance, principalmente, a parte da população campinense que hoje sofre sem acesso às informações. Vamos dar ao povo a oportunidade de sair da polarização política e dispor de mais um nome. Nome este que já há vários anos tem demonstrado compromisso e trabalho de qualidade. E que pode fazer bem mais pela saúde e economia em períodos como este de pandemia”, afirmou Inácio.

Manual de orientações

Também com o objetivo de apoiar as direções estaduais, municipais, pré-candidatos e pré-candidatas da legenda, a Secretaria Nacional de Comunicação do PCdoB formulou o Manual de orientações iniciais para comunicação na pré-campanha 2020. A publicação reúne um conjunto de orientações para o período anterior à campanha, incluindo calendário eleitoral de 2020, as principais regras e sugestão de ações que devem começar

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*Conteúdo atualizado em 05/04, às 13h14, para adicionar opinião de Gregória Benário.