Assembleia geral do PCdoB Salvador

Na manhã deste sábado (11), aconteceu a Assembleia Geral do PCdoB de Salvador no Sindae – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente, da Bahia, localizado nos Barris. O encontro teve como objetivo discutir estratégias políticas para as eleições deste ano, sobretudo de como eleger em outubro uma maior bancada do PCdoB-BA, que, atualmente, conta com dois deputados federais e quatro deputados estaduais.

A mesa do evento, que foi mediada pela secretaria de organização do PCdoB, Manuela Simões e a presidenta do PCdoB Salvador, Aladilce Souza, contou ainda com a participação do vice-presidente do PCdoB Salvador, Jurandir Júnior, da deputada federal Alice Portugal, da deputada estadual Olívia Santana, do vereador Hélio Ferreira, pré-candidato a deputado estadual, e da presidenta do distrital do PCdoB no Subúrbio, Aline Lima.

Aladilce afirmou que o PCdoB precisa estar unificado para a luta, e que a assembleia é uma forma também de homenagear o centenário do Partido, que segue na luta por um país melhor. “A gente [do PCdoB] faz a disputa de projeto de sociedade. Estamos chegando à barbárie. O PCdoB existe pra lutar contra a barbárie. A sociedade da barbárie é a sociedade do Capitalismo. A proposta nossa é de transformar a sociedade capitalista em socialista, que as pessoas valham pelo que são, não pelo que têm”, afirmou.

Aladilce ressaltou a importância de uma mudança de base política na capital baiana para que seja possível a derrota de Bolsonaro, a eleição de Jerônimo para governador, de Lula para presidente, e para a construção de um Brasil que atenda mais as demandas sociais. “Temos problemas graves em Salvador, essa cidade que está sendo comandada pela turma de ACM Neto. É preciso construir em Salvador um projeto alternativo de cidade, não podemos acreditar que é assim pra vida toda. Nós da Direção do Municipal [do PCdoB] temos uma esperança muito grande de renovação nesse ano”, declarou Aladilce.

Conforme a deputada federal Alice, “Bolsonaro descarrilou o Brasil. O Brasil hoje padece do flagelo da fome, tem uma das legislações mais injustas do mundo. Precisamos isolar e derrotar Bolsonaro”, reiterou. Assegurou ainda que “o PCdoB tem a sua digital impressa nas lutas mais importantes do povo”, mas que o Brasil não estará caminhando bem se Bolsonaro for reeleito. “Queremos revogar a reforma trabalhista, queremos democracia. É do extrato daqui [da reunião] que vamos conseguir a vitória do PCdoB, de Jerônimo e de Lula”, declarou Alice.

O vereador e pré-candidato a deputado estadual Helio Ferreira, afirmou que viver em Salvador é caro. “O nosso desafio é não deixar que um grupo desse venha a governar a Bahia. O transporte público foi ‘quebrado’ desde o outro prefeito [ACM neto]. Nós temos hoje um frota que não atende a população. Um modelo que é mais para contemplação econômica do que pra atender a população”, denunciou Helio.

A deputada estadual Olívia Santana afirmou que deseja muito que o PCdoB amplie sua base na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA. “A gente tem que ter muita consciência do que está acontecendo nessa eleição. Nós não podemos subestimar o poder dos nossos adversários. Vamos pra rua eleger bancada! Vamos furar nossas bolhas”, sugeriu.

A Assembleia, que teve ainda um vídeo de saudação do deputado federal Daniel Almeida, contou com presenças como as de Rosa de Souza, presidenta da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Ângela Guimarães, presidenta da UNEGRO – União de Negras e Negros pela Igualdade, Natan Ferreira, presidente da UJS – União da Juventude Socialista, Vicente Neto, diretor geral da Sudesb – Superintendência dos Desportos da Bahia, Rui Oliveira, pré-candidato a deputado estadual e coordenador geral da APLB – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, entre outras representações e lideranças. O evento foi finalizado com uma confraternização junina, ao som de um forró tocado por um trio nordestino.

__

Fonte: PCdoB da Bahia