A Secretaria Nacional de Juventude do PCdoB realiza, nesta sexta-feira (27) e sábado (28), o 6º Encontro Nacional Partido e Juventude. O evento, que será realizado virtualmente, tem como foco fortalecer a mobilização da juventude no processo do 15º Congresso do PCdoB e debater as diretrizes partidárias para a atuação do trabalho de juventude.

A abertura do encontro caberá à presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, que fará uma apresentação das teses congressuais.

O secretário nacional de Juventude do PCdoB, André Tokarski, falou com exclusividade ao Portal do PCdoB sobre o encontro. Ele destacou que “o contexto em que acontece o encontro se relaciona, primeiramente, com a situação geral do país, marcada pela crise, instabilidade, ataques à democracia e os duros reflexos da pandemia na economia e na questão social, um cenário bastante adverso também para a juventude”.

Como principais aspetos que atingem diretamente os jovens brasileiros, André aponta os quase dois anos de escolas e universidades fechadas e a dura realidade do mercado de trabalho, uma vez que cerca de 30% dos jovens estão desempregados. “É um contexto, portanto, bastante difícil e que reporta à importância da participação política da juventude”, diz.

O dirigente explica ainda que “o encontro também serve para mobilizar os jovens para participar dos debates do 15º Congresso, se organizar em suas bases partidárias, nas escolas e universidades, locais de moradia, territórios, nas instâncias partidárias e tem o objetivo de ajudar a fortalecer a participação política da juventude”.

André destaca a importância do engajamento da juventude na luta política hoje, “tendo em vista a necessidade de derrotar Bolsonaro e abrir caminho para a reconstrução do país. E nessa reconstrução, acreditamos que existe um lugar importante para a juventude participar desse processo, dar sua opinião e, ao mesmo tempo, defender suas bandeiras, recuperando oportunidades na área da educação, do trabalho e recuperando a capacidade de viver com dignidade”.

Além da luta geral do país, o dirigente salienta que o encontro é um chamado para fortalecer o PCdoB “como um partido ligado às causas da juventude, das mulheres, dos trabalhadores e trabalhadoras e para a viabilização de um projeto nacional de desenvolvimento como parte do caminho da nossa luta pelo socialismo”.

 

Público e inscrições

O encontro está convocando secretários(as) de juventude estaduais e das capitais; integrantes das executivas estaduais da UJS e JPL filiados ao PCdoB; dirigentes nacionais da UJS e JPL filiados ao PCdoB; integrantes das diretorias da UNE, UBES e ANPG filiados ao PCdoB e membros do coletivo nacional e dos coletivos estaduais da juventude da CTB filiados ao PCdoB.

Além destes, estão sendo convidados membros do Comitê Central; presidentes e secretários(as) de organização dos comitês estaduais do PCdoB; dirigentes do Departamento Nacional de Quadros e os responsáveis estaduais pelos departamento de quadros.

O encontro Partido e Juventude será realizado virtualmente e as inscrições devem ser feitas através do formulário: https://bit.ly/PartidoJuventude

 

Programação

27/08 – (sexta) 18:30h – 21h
18h – Abertura. Luciana Santos, presidenta nacional do PCdoB – apresentação das teses do 15o Congresso Nacional do PCdoB.

19h – André Tokarski, secretário nacional de juventude do PCdoB – apresentação das diretrizes partidárias para a atuação do PCdoB entre a juventude.

*Intervenções especiais (12 minutos):
1- Carlos Augusto Diogenes (Patinhas) – Departamento Nacional de Quadros;
2- Tiago Morbach, presidente da UJS;
3- Junior Almeida, Coordenador nacional da JPL;
4- Euzébio Jorge, presidente do CEMJ – apresentação de coleta de dados sobre os impactos da pandemia da COVID-19 entre a juventude brasileira.

28/08 – (sábado) 9h – 17h 9h – Reinício das atividades.

12:30 – 14h – intervalo para almoço
16:30h – Encerramento.

 

Leia também:

15º Congresso: Edital de convocação e os projetos de resolução

15º Congresso: Plataforma emergencial e de reconstrução nacional 

 

Por Priscila Lobregatte