PCdoB realiza em Brasília primeira oficina sobre PCdoB Digital
O Partido Comunista do Brasil realizou no último domingo (4), uma oficina sobre a plataforma PCdoB Digital com a participação de convidados com atuação nas áreas de tecnologia, comunicação e organização partidária.
A coordenadora do PCdoB Digital, Neide Freitas apresentou um balanço do grupo de trabalho que implantou a plataforma virtual em 2017 que conglomera o aplicativo de celular, o portal institucional e o banco de dados do Partido.
Neide destacou em sua fala, a importância da nova cultura digital partidária que tem como meta reposicionar o PCdoB frente às novas ferramentas de tecnologia e a praticidade do objeto como organizador coletivo.
Sobre as perspectivas do PCdoB Digital para 2018 e 2019, Neide apresentou como principais tarefas, a incorporação dos simpatizantes eleitores e amigos (SEA), a qualificação do cadastro de dados dos membros dirigentes e a atualização dos contatos institucionais dos comitês estaduais e municipais na ferramenta virtual. A coordenadora citou ainda a criação de um espaço virtual para debate (blog) e melhores aplicações tecnológicas da ferramenta, além do desenvolvimento de uma área específica da formação da política partidária através da Escola Nacional do PCdoB.
O secretário nacional de Organização, Ricardo Abreu Alemão fez uma explanação do PCdoB na era digital com vistas ao centenário do partido em 2022, abordando o tema de segurança da informação como fundamento.
Após as exposições, o debate foi aberto ao público. Temas como criar uma governança dos projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e implementação do software livre foram abordados, assim como aumentar sinergia entre as secretarias. Os participantes também sugeriram uma melhora na usabilidade e a utilidade do instrumento virtual, investimento em hardware e no sentido de colaborar com a ferramenta de forma mais unitária.
A coordenadora do projeto extraiu alguns encaminhamentos do encontro, como melhorar a forma de captação dos problemas e contribuições e a realização de mais 13 seminários de abril a junho como forma de facilitar a interatividade e a organização comunista e impulsionar a atividade partidária neste ramo, incorporando uma cultura organizacional apropriando-se das novas tecnologias.
Do Portal PCdoB