Comunistas reunidos em Peruíbe (SP): partido espalhado e vivo por todo o país

Na última quinzena (de 18 a 31) de outubro, camaradas de diversas regiões do país registraram os esforços das bases na realização das conferências municipais. O PCdoB segue se articulando em todo o Brasil com vistas a fazer frente ao caos e a perda de direitos impostos pelo governo Bolsonaro, ao mesmo tempo em que organizam chapas para as eleições municipais do próximo ano.

Além disso, a conferência das cidades é o momento em que os militantes se reúnem para fazer um balanço do último período e apontar perspectivas e ainda para realizar eleições – seja para novas direções municipais, seja para escolher delegados que representarão o municipal nas conferências estaduais, marcadas para novembro.

Bahia

A Comissão Política Estadual do PCdoB da Bahia se reuniu, na última segunda-feira (28), em Salvador, para retomar o debate sobre a conjuntura e a preparação da Conferência Estadual. Os baianos estão otimistas com o cenário político do estado, considerando o prestígio do governador Rui Costa (PT) nas diversas regiões, com consequências positivas para os demais partidos de esquerda.

Sobre as eleições de 2020, o presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães, destacou que a vitória eleitoral da base do governo na capital é fundamental para o fortalecimento desse campo. Ele ainda defendeu que o PCdoB agilize o processo de definição do nome que estará à frente da candidatura comunista à prefeitura de Salvador.

A conferência estadual do PCdoB será no próximo dia 23 de novembro, na capital baiana. Na ocasião, serão debatidas questões da vida partidária e o pré-projeto eleitoral para 2020, e ainda realizada a eleição dos novos integrantes do Comitê Estadual.

A secretária estadual de Organização, Daniele Costa, informou que até agora já foram realizadas 116 conferências municipais no estado, muitas delas com grande participação e decisões políticas importantes.

“A meta do PCdoB-BA de realizar 200 conferências é viável e devemos fazer o esforço coletivo de construção desses encontros. O desafio de construção de chapas próprias de vereador deve ser bem debatido em cada conferência municipal, bem como os projetos de candidaturas a prefeitos e prefeitas”, destacou Daniele Costa.

Vitória da Conquista

A conferência do município de Vitória da Conquista, realizada em 18 de outubro, definiu que o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) [na foto] vai assumir, pela primeira vez, a presidência do comitê municipal do partido.

Na ocasião, Fabrício também foi oficializado pré-candidato a prefeito. Para ele, Vitória da Conquista apresenta problemas que necessitam de uma gestão pública mais aberta ao diálogo com os diversos segmentos sociais. A meta é eleger, também, até cinco vereadores na cidade.

Os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida participaram da conferência. Também marcaram presença representantes do PSB e PT, sindicalistas, movimentos sociais e empresários.

Ilhéus

A deputada federal Alice Portugal participou também de outras conferências municipais em seu estado. Na cidade de Ilheus, registrou a presença de lideranças indígenas, do movimento de Juventude, do movimento anti-racista e sindicais, que segundo ela, “mostraram a força do PCdoB em Ilhéus”.

A conferência ainda contou com a participação de partidos aliados: PT, PSB, Rede e PP.

Coaraci

Ainda na Bahia, Coaraci realizou a conferência municipal do PCdoB no último final de semana. Além da deputada federal Alice Portugal e de vários outros camaradas, estiveram no encontro o presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães e Wenceslau Jr. Kadú Castro foi referendado como pré-candidato à prefeitura no ano que vem.

Una

No Sul da Bahia, a cidade de Una reuniu dezenas de trabalhadores do campo e da cidade para renovar a direção partidária e traçar planos para as eleições municipais. A deputada Alice Portugal também participou.

Piauí

Os camaradas do Piauí realizaram Conferências Municipais em Prata, Ôlho D’água, Nossa Senhora de Nazaré, Barro Duro e  Angical no final de semana dos dias 26 e 27 de outubro. Em todos esses municípios, o PCdoB apresentará chapa para concorrer às Câmaras de Vereadores.

Em Angical, Osvaldo Alencar, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, foi lançado candidato a prefeito. O PCdoB já conta com apoio do PT e a possibilidade de ampliação dessa aliança para disputar o pleito de 2020.

Nas conferências, os camaradas insistiram na necessidade de ampliar a unidade das forças progressistas e democráticas para derrotar Bolsonaro e seu governo e esperam que a mobilização se dê nas ruas, com resultado nas urnas.

As informações são do dirigente estadual, José Carvalho Rufino.

Sigifredo Pacheco

Ainda no Piauí, a conferência de Sigifredo Pacheco foi realizada na última sexta-feira (25). Participaram várias personalidades do município, como o secretário de Educação, Murilo bandeira; a vereadora Lucilene e o Prefeito Oscar Bandeira, além das companheiras Elisângela Moura e Maria Barros, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag) e Lourdes Rufino, da direção estadual do PCdoB. O presidente eleito para o Comitê Municipal do PCdoB de Sigifredo Pacheco foi o jovem Luiz Fernando, de apenas 20 anos.

Pará

Em Rio Maria, no Pará, a conferência municipal do PCdoB contou com presenças políticas importantes, como da ex-governadora do Pará, Ana Júlia Carepa. Também participaram o prefeito Paulinho, os ex-prefeitos Waltinho e Davi Passos, além do secretário de saúde Wanderley Milhomem, e dosvereadores Irã Araújo, Guega, Robertinho PT e das professoras Neide e Luzia Canuto. A plenária ficou lotada, também, com a presença dos valorosos camaradas do partido.

São Paulo

O PCdoB da cidade de São Paulo se prepara para a Conferência Municipal da Capital, que será realizada em 9 de novembro. Nas diversas regiões da cidade, os comitês do Partido começam a realizar suas conferências distritais.

O PCdoB Itaquera, Guaianases, Cid. Tiradentes, São Miguel e Itaim Paulista realizou sua conferência distrital no sábado (26). Ao longo do processo, houve cinco assembleias de base, que mobilizaram 135 camaradas da região.

A nova direção distrital, com 13 integrantes, tem como presidenta Fernanda Nascimento. Atuando em um território com mais de 1 milhão de habitantes, o PCdoB Itaquera/Guainases/Cidade Tiradentes é um dos maiores distritais comunistas no País e lançará, em 2020, diversas candidaturas à Câmara Municipal de São Paulo. Entre outros camaradas, participaram Simone Rego, Alcides Amazonas, Josafa Caldas, Fernanda Nascimento e Edson Passaro.

O PCdoB registrou 20 novas filiações durante o processo de Conferência na Zona Norte, que abrange as subprefeituras de Santana/Tucuruvi, Jaçanã/Tremembé e Vila Maria/Vila Guilherme. Presidido pela camarada Rozina Conceicao de Jesus, esse Comitê Distrital realizou cinco assembleias de base e promoveu sua Conferência no sábado (26).

A nova direção do PCdoB Zona Norte é composta por 13 membros. Participaram da conferência, entre outros, os camaradas Ivan Lima Santana, Professora Adriana Vasconcellos, Rozina Conceicao de Jesus, Fernando Borgonovi, Michelle Zaupa, Gabriel Silva Paccioni e o secretário Nacional Sindical, Nivaldo Santana.

O Distrital PCdoB Zona Oeste consolidou seu processo de reestruturação com uma vitoriosa Conferência. Mais de 60 camaradas participaram dos debates, com destaque para a base de trabalhadores metalúrgicos.

A Conferência Distrital, realizada no domingo (27), elegeu a nova direção do PCdoB na região, que é presidida por João Paulo Naves Fernandes. Participaram, entre outros, os comunistas Julião Vieira, Denis Veiga Junior, Gilda Almeida Souza, Sales Silva, João Paulo Naves Fernandes, Heleno Pedro Da Silva Pedro, Fernanda De Paula, Wander Geraldo e Vital Nolasco.

Na Capela do Socorro/Parelheiros, o processo de Conferência do PCdoB São Paulo avançou com assembleias de base em diversos pontos: Novo Parelheiros, Novo São Norberto, Vila Rubi, Jardim das Embuias e Instituto Biguá Eco Estudantil. Nas redes sociais, os comunistas resumiram: “É o PCdoB na luta por “Novos Rumos para São Paulo”, com Orlando Silva pré-candidato a prefeito”.

Interior paulista

Nas cidades do interior de São Paulo, também é intensa a mobilização do PCdoB para a formação de chapas e organização dos militantes com vistas às próximas eleições e à resistência ao governo Bolsonaro. Os comunistas compartilharam imagens de 15 das conferências já realizadas no interior do estado mais populoso do país.

Araçatuba

Cajamar

Jaguariúna

Mauá

Peruíbe

Piracicaba

Ribeirão Pires

Salto

Santo André

Suzano

Taboão da Serra

Minas Gerais

Em Ribeirão das Neves, a conferência municipal contou com a presença do presidente estadual  do PCdoB, Wadson Ribeiro e da ex-deputada federal, Jô Moraes. [Imagens abaixo]

Rondônia

No estado, ocorreram conferências em Ji Paraná, Nova União e Mirante da Serra, todas acompanhadas pelo dirigente nacional do Partido, Edson França.

Em Nova União, dezenas de comunistas se reuniram  para debater os rumos do partido. Na conferência realizada no dia 26, os militantes do PCdoB de Rondônia.

Ji Paraná e Mirante da Serra, também em Rondônia, realizam conferências municipais.

Ceará

No estado cearense, houve conferências municipais em Barbalha, Jaguaruana, São Benedito. Em Barro, Mauriti e Crato contou com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia do estado, Inácio Arruda. A conferência de Maracanaú contou com a presença do ex-deputado federal, Chico Lopes. O presidente Luis Carlos Paes e a secretária estadual de Organização do PCdoB, Teresinha Braga Monte acompanharam as conferências.

Goiás

Aparecida de Goiânia

A segunda maior cidade de Goiás, Aparecida de Goiânia realizou sua conferência em 29 de outubro e contou com a presença da ex-deputada estadual de Goiás, Isaura Lemos.

Luziânia

Outro município goiano, Luziânia (localizado ao sul de Brasília, numa distância de 58 quilômetros da capital federa e 196  quilômetros da capital, Goiânia) também reuniu vários camaradas para debater a conjuntura nacional e local.

Ainda em Goiás, Itapirapuã realizou sua conferência no sábado (26). [Foto abaixo]

Paraíba

Na Paraíba, o município de Bayeux realizou sua plenária no sábado (26) com a presença de vários militantes.

Rio Grande do Sul

Os gaúchos realizaram conferência municipal em São Leopoldo. “Terra de João Carlos Haas Sobrinho”, comemorou o presidente do PCdoB-RS, Juliano Roso que participou do evento.