Foto: reprodução/FB Marquinhos Corrêa

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Maranhão realizou, nos dias 10 e 11 de novembro, sua 18ª Conferência Estadual, um evento que reuniu representantes de diversos partidos aliados, movimentos sociais e delegados de mais 60 cidades maranhenses.

No Auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa, líderes políticos, senadores, deputados federais e estaduais, juntamente com dirigentes comunistas nacionais, se congregaram para discutir e delinear os pleitos eleitorais municipais de 2024, além de avaliar os últimos dois anos desde a eleição do governador Carlos Brandão, sucessor de Flávio Dino.

O encontro foi marcado por debates intensos, onde se destacou a ênfase do partido em suas bases e seu compromisso com a causa socialista. O presidente estadual do PCdoB no Maranhão, o deputado federal Márcio Jerry, enfatizou a importância do momento: “é com grande entusiasmo e determinação que realizamos a nossa 18ª Conferência Estadual no estado. Este é um momento fundamental em nossa trajetória, no qual nos reunimos para refletir, debater e traçar os rumos do nosso partido e da nossa luta em prol de um Maranhão mais justo, igualitário e solidário”.

À medida que as eleições municipais de 2024 se aproximam, as estratégias políticas ganham destaque nos debates. O PCdoB faz parte, desde o ano passado, da Federação Brasil da Esperança, que reúne também o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Verde (PV). Os três partidos planejam uma atuação conjunta na disputa por prefeituras e câmaras municipais em praticamente todos os municípios do Maranhão.

NOVO COMITÊ – Além das discussões estratégicas, a Conferência elegeu o novo Comitê Estadual que irá orientar e conduzir o partido nos próximos anos. Marcos Emílio, secretário de Organização do PCdoB no Maranhão, ressaltou a importância do evento como um espaço de construção coletiva: “A conferência é um espaço de construção coletiva, onde cada voz e ideia têm importância. É aqui que fortalecemos nossos laços, trocamos experiências e definimos os caminhos que trilharemos juntos. Nosso compromisso com o povo maranhense e com o Brasil é inabalável, e são esses encontros que reafirmam nossa dedicação à causa socialista.” Como demonstração de unidade, Márcio Jerry foi reconduzido à presidência do partido estadual por unanimidade.

SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO – Solidariedade internacional também foi um ponto focal do evento. Os delegados da 18ª Conferência Estadual do PCdoB no Maranhão realizaram uma moção de solidariedade ao povo palestino, ao mesmo tempo em que contestaram as ações do Grupo Hamas e a violência do governo de Israel. O partido declarou seu compromisso com a luta contra a desigualdade social e econômica, bem como sua defesa pela paz não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Segue abaixo relação do novo comitê estadual:

1 – Alexandre Magno
2 – Alinne Martins
3 – Allan Kardec
4 – Alzenira Maia
5 – Amilca Rocha
6 – Ana Karoline
7 – Ana Raquel Farias
8 – Assis Moreira (NHO-CHICO)
9 – Breno Santana
10 – Cristiano Capovilla
11– Davison Silva
12 – Edson Serra
13 – Egberto Magno
14 – Etelvino Oliveira
15 – Eurico Fernandes
16 – Fábio Sousa
17 – Fernanda Passos
18 – Flávia Alves
19 – Gaby Figueiredo
20 – Geraldo Castro
21 – Gerson Pinheiro
22 – Glinoel Garreto
23 – Hildinete Rocha
24 – Irlanda Batista
25 – Ivanilton Cunha
26 – Jaine Santos
27 – Jardel Miranda (Tio Jardel)
28 – Jorge Antônio
29 – José Malheiros
30 – José Ribamar (Ribinha)
31 – Joslene Rodrigues (Lene)
32 – Josy Gomes
33 – Júlio Guterres
34 – Júlio Mendonça
35 – Júlio Pinheiro
36 – Laurinda Pinto
37 – Lindalva Barros
38 – Loide Helena
39 – Luciana Leocádio
40 – Luzenilde de Jesus (Luza Quemel)
41 – Manoel Carvalho
42 – Márcio Jerry
43 – Márcio Rêgo
44 – Marcos Emílio
45 – Marcos Luís Corrêa
46 – Maria de Lurdes (Lourdinha)
47 – Maria Edilene (Maricota)
48 – Maria Zuila
49 – Monique Saulnier
50 – Nadya Dutra
51 – Odair José
52 – Othelino Neto
53 – Paula Azevedo
54 – Pedro Belo
55 – José Maria (Zuza)
56 – Régina Galeno
57 – Ricardo Lucena
58 – Robson Paz
59 – Rodrigo Verde
60 – Rodrigo Lago
61 – Ronaldo Chaves
62 – Rosyjane de Paula
63 – Samuel Barroso
64 – Sebastião Araújo (Ciba)
65 – Simone Limeira
66 – Thays Campos
67 – Werberth Monteiro

__
com informações do PCdoB Maranhão