Brasília, para retomar os debates em torno da formação de uma Federação de Partidos. Nesta segunda-feira (31), eles reafirmaram a disposição de construir unidade política e debateram aspectos jurídicos e estatutários do projeto, fruto de um debate iniciado na última quarta-feira (26).

De acordo com os partidos, até a próxima reunião serão realizados debates internos nas siglas sobre o projeto de unidade. Estiveram no encontro: Carlos Siqueira, presidente do PSB; Gleisi Hoffmann, presidenta do PT; Luciana Santos, presidenta do PCdoB; e José Luiz Pena, presidente do PV.

Os partidos também ingressaram com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitando o cumprimento do prazo estabelecido em lei aprovada no Congresso e que permitia a criação de federações após as convenções partidárias. As siglas querem o 5 de agosto como data limite.

Por uma norma editada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que também preside o TSE, esse prazo foi antecipado para 1º de março.

 

(PL)