'Plenária de Mulheres' do PCdoB-SC reuniu militantes e lideranças femininas em apoio a pré-candidatura de Giovana Mondardo a deputada federal

O PCdoB de Santa Catarina promoveu, de maneira virtual na noite desta quarta-feira (8), a ‘Plenária de Mulheres’ do partido visando colaborar com a construção do projeto da vereadora e pré-candidata a deputada federal, Giovana Mondardo, no segmento de Mulheres. Além das militantes, lideranças feministas como Ângela Albino, ex-deputada federal; Vanessa Grazziotin, ex-senadora e pré-candidata a deputada federal pelo Amazonas e a ex-vereadora Clair Castilhos, também participaram do encontro mediado pela secretária de Mulheres do PCdoB em Florianópolis, Fafá Capela.

Cheio de sororidade, o evento contou com mais de 15 cidades representadas nas dezenas de participantes presentes virtualmente em apoio a Giovana. Uma pré-candidata que representa a juventude e sua ousadia; uma pré-candidata da área da saúde e da responsabilidade com a população que mais precisa do SUS; e, principalmente, uma pré-candidata mulher e feminista, que entende do sofrimento das mulheres e das famílias com a chegada da fome, com a falta de emprego e a falta de humanidade de um governo como o de Bolsonaro.

A presença da ex-senadora do Amazonas, Vanessa Grazziotin, que é catarinense de nascimento e coração, demonstrou o quão importante é para o Brasil ter Giovana como pré-candidata também na área da saúde. Vanessa, que é farmacêutica e defensora ferrenha do SUS, disse que “Giovana traz esse olhar novo e confiante para a juventude, as mulheres e o povo de Santa Catarina”.

Ângela Albino condensou o pensamento e o sentimento deste encontro ao afirmar que é preciso derrotar Bolsonaro e com isso o ódio que se instalou no país. “Se juntarmos nesta discussão o retrocesso que vivemos na economia; o retrocesso que vivemos nos direitos e no ódio que se instalou; as mulheres, com toda a certeza, são aquelas que mais tiveram perdas. Não é à toa que é ali que Bolsonaro perde mais, não é à toa que é ali onde Lula é mais bem avaliado.” A ex-deputada federal disse ainda que não tem dúvidas da derrota de Bolsonaro “pois é uma frente ampla e democrática que se instalará com Lula e em Santa Catarina para vencê-lo.”.

O encontro também contou com a participação do pré-candidato a deputado estadual e atual vereador de Chapecó, César Valduga. Durante sua intervenção, Valduga enalteceu a importância das mulheres no PCdoB e sua história com a presença de grandes lideranças feministas em Florianópolis como: Clair Castilhos, Angela Albino e, atualmente, com a camarada Fafá Capela, que lidera o partido na cidade, junto com Anderlize Abreu e Janaína Deitos.

Na ocasião, todas as participantes reconheceram o esforço e a capacidade de organização de Fafá Capela, que também é presidenta da União Brasileira de Mulheres (UBM) de Santa Catarina, em promover o encontro que, até então, foi o maior encontro de comunistas do Estado em favor do pré-lançamento da campanha de Giovana Mondardo.

Ao final, a plenária não foi apenas sobre discursos, análises e propostas, mas de encaminhamentos e, neste sentido, a ação de cada mulher será fundamental para a eleição que se aproxima. São as mulheres que irão nas suas organizações de base, com suas redes de contatos, na sua militância diária e nos seus locais de vivência e trabalho, que irão fazer acontecer a vitória das comunistas e dos comunistas em Santa Catarina e no Brasil.

__
Fonte: PCdoB de Florianópolis