Membros do CC aplaudem vídeos em homenagem a Haroldo Lima e vítimas da Covid-19

Em sessão de abertura da reunião do Comitê Central, na manhã desta sexta-feira (14), a direção do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) prestou uma emocionante homenagem aos quadros dirigentes e militantes do partido que faleceram vítimas da Covid-19, entre eles, o histórico dirigente comunista e membro da direção nacional Haroldo Lima.

Em informe à reunião, a presidenta nacional do partido, Luciana Santos, saudou “os valiosos camaradas e companheiros de vários estados que foram acometidos pelo novo coronavírus e não resistiriam. São heróis da luta pela vida”.

O jornalista José Carlos Ruy, do núcleo de Comunicação do PCdoB também foi homenageado. Ruy faleceu em 2 de fevereiro de 2021, aos 70 anos, vítima de um infarto fulminante. Já Haroldo, faleceu em 24 de março, aos 81, em decorrência de complicações da Covid. Na reunião do CC, a direção nacional também manifestou solidariedade às famílias das mais de 430 mil vítimas da pandemia no país.

Na reunião, foram exibidos dois filmes, homenageando os cerca de 70 militantes comunistas do PCdoB que perderam a vida para a doença e outro vídeo sobre a trajetória de lutas de Haroldo.

“Vivemos uma época que será lembrada por muitas gerações. A pandemia tem levado vidas de milhares de pessoas no Brasil e mundo afora”, afirmou Luciana Santos. “Somos parte deste valoroso povo, que tem sofrido com a ausência de senso de urgência e o negacionismo. Também perdemos entes queridos.”

A presidenta do PCdoB destacou as contribuições singulares de Ruy e Haroldo para a construção partidária. “Jornalista, escritor e historiador comunista em tempo integral, José Carlos Ruy fez do jornalismo e da produção intelectual fundada no marxismo sua trincheira de batalhas”, frisou Luciana.

Militante do PCdoB desde 1972 e ex-membro do Comitê Central, Ruy contribuiu para praticamente todos os órgãos da imprensa partidária, como o jornal A Classe Operária (do qual foi editor) e a revista Princípios. Segundo Luciana, Ruy “foi a síntese do militante comunista e exerceu, com rigor, o que aprendera ao descrever os libertários brasileiros, os teóricos do mundo com justiça social, os lutadores por mudanças na realidade concreta”.

Construtor de Partido

Ao lembrar Haroldo Lima, Luciana afirmou que “faltam palavras” para ressaltar “sua importância” como “um dos mais destacados quadros nacionais do PCdoB nas últimas décadas”. Preso na Chacina da Lapa, no final de 1976, Haroldo foi barbaramente torturado. Só deixou a prisão três anos depois, com a Anistia, voltando então a sobressair como construtor do PCdoB.

Haroldo foi deputado federal por 20 anos (1983-2003), com destaque para sua atuação como líder da bancada comunista na Assembleia Nacional Constituinte. “Ele foi um dos mais marcantes parlamentares do nosso partido e do campo progressista”, ressaltou a dirigente comunista. “Haroldo era muito sagaz e valorizava como poucos a luta de ideias. Apesar de a dor da sua partida ter sido tão violenta, ele sempre nos deixou uma mensagem de ‘fé no que virá’ – a esperança como uma variável permanente. Haroldo Lima está sempre presente!”

Confira os dois vídeos abaixo: