Rua XV, em Curitiba

O comitê estadual do PCdoB do Paraná publicou uma nota nesta terça-feira (09), em que repudia o relaxamento nas medidas de contenção do coronavírus tomadas pelo governo do Estado. “É preciso compreender que a flexibilização das medidas de combate à pandemia da Covid-19 vai levar ao agravamento da situação e a perda de muitas vidas”.

A direção estadual se manifestou após o governador Ratinho Junior (PSD) anunciar, na última sexta-feira (5), a flexibilização das atividades comerciais e das restrições, que haviam sido decretadas na semana anterior, para conter a propagação do vírus. Tais medidas incluem o retorno das atividades presenciais em todos os setores; o retorno às aulas nas escolas particulares, em modelo híbrido, a partir de quarta-feira (10) e na rede pública, a partir de segunda-feira (15); além do funcionamento do comércio de maneira irrestrita a partir de quarta-feira (10).

A nota afirma que a proposta “irresponsável do governador demonstra sua maior preocupação em agradar os grandes empresários do comércio e da educação particular em detrimento da garantia da saúde e da vida dos paranaenses que sofrem com a falta de leitos Covid em todas as regiões do Estado”.

O Paraná atingiu no sábado (6) o maior número de adultos ocupando uma unidade de terapia intensiva (UTI) por Covid-19 desde o início da pandemia. Eram 1.458 pacientes nesta condição e a fila de espera por uma UTI no Estado chegou a 400 pessoas.

Segundo o partido, a justificativa dada pelo govenador para a reabertura “foi de que as medidas tomadas na semana anterior só teriam efeito nas próximas semanas, o que não se sustenta e coloca em perigo a saúde da população paranaense”. E que essa afirmação “também coloca toda a culpa no colo da população e deixa os municípios como únicos responsáveis para tomar medidas de controle da pandemia, repetindo a negligência do Governo negacionista e genocida de Jair Bolsonaro.”

E finalizou “nesse sentido, o PCdoB repudia a atitude do Governo do Estado do Paraná e conclama nossos deputados e deputadas estaduais, o Ministério Público e toda a população para que lutem conosco contra a pandemia, para que entendam e se posicionem sobre a necessidade de reverter o relaxamento nas medidas de contenção propostas pelo Governo do Estado.”

__