PCdoB-PR renova direção e propõe fortalecer mobilização contra a direita

O PCdoB do Paraná realizou, no último domingo (21), sua 20ª Conferência Estadual, denominada “Alexandre Zamboni”, no Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Bancários de Curitiba. O nome é uma homenagem ao militante comunista do estado que lutou contra a ditadura e faleceu recentemente.
Conforme apontado pela direção, ao todo 320 pessoas participaram do processo estadual de mobilização, envolvendo 20 cidades que promoveram suas própria conferências municipais, além de outras 26 organizações de base e coletivos. Também foram eleitos cinco delegados titulares e cinco suplentes para a plenária nacional.
Durante a atividade estadual, os comunistas paranaenses debateram e fizeram sugestões ao Projeto de Resolução Política (PRP), documento-base do 16º Congresso do PCdoB, cuja etapa nacional acontece de 16 a 19 de outubro, em Brasília. Adalberto Frasson, de Porto Alegre (RS), representou a Comissão Auxiliar da Secretaria Nacional de Organização.
Além da temática nacional, internacional e partidária contida no PRP, os delegados também trataram dos desafios locais e elegeram sua nova direção, com 35 membros, que terá à frente Angelo Stroparo como presidente; Amábile Marchi como vice e Jonivan Oliveira para a secretaria de Finanças.
O presidente Elton Barz fez um balanço do trabalho realizado pela direção cessante e apontou as dificuldades impostas pelo governo do bolsonarista Ratinho Junior e sua “tentativa de cerceamento do campo progressista”. Apesar disso, destacou o processo de maior aglutinação e avanço da frente ampla, especialmente em Curitiba e Foz do Iguaçu, bem como do trabalho sindical via Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Barz ainda salientou ser essencial intensificar a formação dos quadros do PCdoB no estado e chamou atenção para a atuação da UJS à frente das entidades estudantis como a UPE e Upes, “onde a juventude do PCdoB continua sendo protagonista”.
O dirigente também apontou a importância de o Partido seguir apoiando a luta dos povos por sua autonomia e autodeterminação, em especial os palestinos, que sofrem forte ofensiva por parte de Israel. Por fim, enfatizou a necessidade de se intensificar a mobilização e luta dos comunistas visando reverter o quadro do estado, comandado pela direita, bem como garantir a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e trabalhar pelo projeto eleitoral do PCdoB.
A conferência também aprovou moções de solidariedade à Venezuela e de repúdio ao genocídio do povo palestino. Outras sobre temas estaduais também foram acatadas pelos presentes: contra a Concessão do Canal da Galheta à iniciativa privada; de apoio aos militantes comunistas e líderes de movimentos sociais que atuam no Litoral do Paraná, em virtude das “violências replicadas pelo estado e governos municipais contra aqueles e aquelas que lutam pela democracia e pela promoção e construção de uma sociedade mais justa e igualitária” e de denúncia contra o desmonte e a precarização de serviços prestados à juventude do Litoral do estado.
Com informações do PCdoB-PR