O líder comunitário do PCdoB em Mauá (SP), Renato Baiano, que concorreu nas últimas eleições ao cargo de vereador, poderá assumir uma cadeira no legislativo, após o partido ficar 16 anos sem ocupar vagas na Câmara, caso a decisão do juiz eleitoral Marcos Alexandre Ambrogi permaneça.

O juiz Marcos Alexandre decidiu suspender, nesta quinta-feira (17) a diplomação de quatro vereadores eleitos por suspeita de fraude no cumprimento de cotas de gênero na eleição municipal de 2020.

Por lei, os partidos políticos devem atingir uma proporção de gêneros obrigatória, reservando no mínimo 30% das vagas para as mulheres. Os candidatos Tchacabum (PDT), Renato Baiano (PCdoB) e Alexandre Vieira (PP) ingressaram com Aije (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) pedindo apuração de existência de suposta manobra por parte de PSB e PSD.

Renato Baiano, que obteve 1046 votos e foi o mais votado da sigla, deve assumir a cadeira em 1º de janeiro caso a decisão do juiz permaneça.

“Se analisar a minha votação, vai ver que ficamos a frente de alguns vereadores que disputavam a reeleição, tinham assessoria e uma equipe grande em torno de suas candidaturas. Além disso, ter um terço da votação de grandes nomes da política municipal, gastando pouco, levando a mensagem da representatividade da comunidade, não é para qualquer um”, disse Renato.

A posse de Renato Baiano quebrará o tabu comunista no legislativo Mauaense, que teve o Dr. Silvar Silva Silveira (2000-2004) como último representante.

__

Do Portal PCdoB, Bárbara Luzan, com informações de agências