Direção do PCdoB com o governador do Piauí, Wellington Dias

A direção estadual do PCdoB no Piauí e o atual governador, Wellington Dias (PT), estiveram reunidos, noite desta quarta-feira (17), para discutir a atual política nacional e as eleições de 2022. Na ocasião, os dirigentes reafirmaram a importância da prioridade que o governador tem dado ao controle da segunda onda da pandemia e destacaram as medidas acertadas em consonância com o COE, em especial, a dedicação do governador na articulação nacional para a aquisição de vacinas, medida fundamental para para devolver a tranquilidade ao país.

Estiveram presentes no encontro o presidente da sigla, José Carvalho, o secretário de governo e membro da direção, Osmar Júnior, a deputada estadual do partido, Elisângela Moura e também Lurdes Rufino e Amélia Lima, da direção estadual.

O secretário Osmar Júnior, destacou a importância da aliança política com o PT e o governador Wellington Dias, fazendo um balanço das ações do governo estadual no combate à Covid-19, e tratou dos desafios políticos no país e no Piauí. No quadro político nacional, o PCdoB destacou a importância da anulação das sentenças, pelo STF, contra o ex-Presidente Luis Inácio Lula da Silva, devolvendo a Lula os seus direitos políticos. Esse fato alterou sensivelmente a conjuntura política nacional e criou condições para a derrota do atual presidente, Jair Bolsonaro, e do seu projeto ultraliberal, que suprime avanços políticos, econômicos e sociais, conquistados na luta pós-ditadura militar e inscritos na Constituição de 1988. Já Wellington Dias, reforçou a importância da defesa da democracia e da vida e a importância de se restabelecer a normalidade política no Brasil.

No aspecto local, o PCdoB reafirmou a aliança política com forças que hoje são sustentação ao governo do Estado, e o reforço dessa frente para 2022. 0s dirigentes também expressaram a importância de promover alterações na legislação eleitoral, que restringiu o espaço democrático ao suprimir as coligações partidárias para as eleições proporcionais, e estabeleceu a cláusula de barreira. Nesse aspecto, o governador se dispôs a participar das articulações nacionais em busca de uma reforma política que garanta a participação de todos os partidos, garantindo a identidade de cada agremiação e ampliando o aspecto democrático nas disputas eleitorais. O PCdoB também afirmou ao governador sua disposição em disputar as eleições de 2022, em especial, para deputados federal e estadual.

Wellington Dias, na ocasião, recebeu o convite do Comitê Central do PCdoB para participar do Ato Político virtual em homenagem aos 99 anos do Partido, que ocorrerá no próximo dia 25 de março, às 18h, convite prontamente aceito pelo governador.

__

PCdoB do Piauí