Após a retotalização dos votos, Antônio de Moura Martins (PCdoB) foi diplomado e empossado como vereador de Picos (PI)

Nesta sexta-feira (11), Antônio Moura Martins, do PCdoB, foi diplomado e empossado novo vereador de Picos, no Piauí. Eleito em 2020, o parlamentar aguardava a solução de uma ação judicial contra a convenção eleitoral do partido. A Câmara Municipal de Picos cumpriu a determinação da justiça eleitoral que resgata a soberania do voto popular, garantindo ao PCdoB de Picos o mandato que a população picoense lhe concedeu.

A posse estava prevista para acontecer apenas segunda-feira (14), mas acabou sendo antecipada pela Câmara Municipal para essa sexta (11).

Em seu discurso, o vereador Antônio Moura, reafirmou seu compromisso com a população de Picos e completou dizendo que seu mandato estará à serviço do desenvolvimento de Picos e também na busca de solução para os problemas sociais que vivem os trabalhadores do município.

Antônio Moura também comentou sobre a expectativa de retornar à Câmara Municipal de Picos. Segundo ele, a intenção é voltar com o mesmo entusiasmo para trabalhar pelo povo de picoense.

“Estávamos lutando há mais de um ano, naquela incerteza se daria certo, e agora graças a Deus deu certo. Estamos voltando para continuar um trabalho que comecei em 2017 quando assumi pela primeira vez, como suplente, em tempos alternados, mas somando tudo, tivemos um ano e um mês. Naquela oportunidade a gente começou um trabalho de luta pelas comunidades, pela nossa cidade, através de requerimentos e projetos. Agora estamos voltando com o mesmo entusiasmo para retomar esse trabalho”, pontuou.

Relembre o caso

Em setembro de 2020, o juiz eleitoral Fabrício Paulo Cysne de Novaes, titular da 10ª Zona Eleitoral de Picos, decidiu pela anulação da convenção partidária do PC do B de Picos, em relação aos candidatos aos cargos proporcionais. A decisão veio após Raniery Lima, sobrinho do ex-prefeito de Picos, Padre Walmir, recorrer à Justiça Eleitoral após não ter seu nome homologado como candidato a vereador pela sigla.

Diante disso, o partido entrou com um recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) pedindo para que a convenção fosse validada, e como consequência disso, Antônio Moura assumisse uma cadeira na Câmara Municipal de Picos.

No dia 28 de setembro de 2021, por unanimidade, o TRE decidiu pela validação da convenção partidária, sendo necessária uma nova contagem de votos, e desta forma, o candidato Antônio Moura seria diplomado e empossado vereador de Picos.

__

Com agências