PCdoB-PE emite nota de pesar: Germano Coelho, presente!

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Pernambuco divulgou nesta quarta-feira (15) uma nota de pesar pelo falecimento do professor Germano Coelho, ex-prefeito de Olinda e personalidade importante, com feitos importantes para a educação e cultura de Pernambuco e do Brasil.
PCdoB-PE: Nota de pesar
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Pernambuco manifesta seu pesar pelo falecimento do professor Germano Coelho na manhã desta quarta-feira (15) ao mesmo tempo em que se solidariza com seus familiares e amigos.
Germano Coelho marcou seus 93 anos de vida pelo respeito ao próximo, pela inteligência e pelo espírito de luta por causas nas quais acreditava, entre elas a da Educação e da Cultura como instrumentos de transformação social e de formação da consciência política do povo. Como ações concretas do seu compromisso com a causa popular se destacam a co-fundação do Movimento de Cultura Popular (MCP), no início da década de 1960, do qual foi o primeiro presidente, e uma profícua atuação como professor universitário.
No MCP reuniu-se a outros idealistas que sob a orientação do então prefeito do Recife , Miguel Arraes, promoveu uma verdadeira revolução nas áreas educacional e cultural atuando junto às escolas primárias da periferia da Cidade, à educação sanitária e à aplicação do método Paulo Freire de alfabetização de adultos, além da criação do Teatro de Cultura Popular, da Galeria de Arte do Recife e de festivais de cinema e dos laboratórios de teatro. O MCP foi extinto pela ditadura militar em 1964 contra a qual exerceu uma contínua resistência.
Advogado, educador, humanista e pensador social católico. Germano Coelho foi prefeito de Olinda em dois períodos: de 1977 a 1980 e de 1993 a 1996. Foi o grande articulador pela elevação de Olinda ao título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade concedido pela Unesco em 1982. Germano Coelho deixa um importante legado para Pernambuco e o Brasil.
Germano Coelho, Presente!
Recife, 15 de abril de 2020.
Marcelino Granja de Menezes
Presidente do PCdoB-PE