O PCdoB de Pernambuco vai marchar com chapas próprias nas eleições proporcionais (deputado estadual e federal) deste ano. O anúncio aconteceu durante a Plenária de Quadros realizada sábado (21) pelo Comitê Municipal do PCdoB do Recife. Até agora postulantes à disputa estadual já se apresentaram ao Grupo de Trabalho Eleitoral, coordenado pelo ex-prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, dos quais 12 foram apresentados durante o encontro. A meta é atingir a marca de 73 nomes para a disputa estadual.

 A reunião dos comunistas assinalou também o início da campanha “100 dias de pré-campanha militante”, que inclui, entre outras, ações de formação militante, com a realização de cursos e debates, e de fortalecimento da articulação com os movimentos sociais visando ao enfrentamento da crise política-institucional por que passa o Brasil.

Outra ação importante da campanha dos 100 dias é a divulgação do Manifesto “Liberdade para o Brasil, para Lula e para as brasileiras e os brasileiros” lançado dia 16 de abril por Manuela D’Ávila, pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, contendo os principais pontos de seu projeto de governo para o país.

Chapas próprias

Em sua fala durante a plenária, o presidente do Comitê Municipal do PCdoB do Recife, José Bertotti, avaliou os principais desafios dos comunistas do Recife e de Pernambuco diante da atual conjuntura política no país. “Um deles é como traduzir a luta contra o golpe; como levar uma pré-candidatura de esquerda e construir a candidatura de Manuela à Presidência da República; como enfrentar neste momento adverso que nós vivemos uma brecha que se apresenta que são as eleições de 2018, que ainda não sabemos, concretamente, como ocorrerá nem quem serão exatamente todos os candidatos, inclusive os da direita; bem como saber como levar uma bancada de comunistas à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados”, disse.

De acordo com o dirigente do PCdoB, outro desafio a ser considerado é o fato de que ‘sem partido não há como construir tudo isso’. “Por isso, nós aprovamos (a direção) um conjunto de ações que serão apresentadas à militância, começando por algumas pré-candidaturas que estão postas para que no dia 5 de agosto possamos ter uma chapa completa do PCdoB. Nós estamos construindo uma chapa não só do Recife, mas de todo o estado”, destacou Bertotti ao apresentar os nomes dos 12 pré-candidatos a deputados estaduais que já manifestaram a intenção de disputar o pleito deste ano pelo partido.

São eles: Almir Fernando, vereador do Recife (PCdoB); Bruno Pantoja, recém filiado; Antônio Stênio, médico; Flávio Douglas; Flor Ribeiro, ex-presidenta da UJS-PE; Laudijane Domingos, presidenta da UBM-PE; Michele Miguel; Osmar Ricardo, sindicalista e ex-vereador do Recife; Prof. Marcos; Prof. José Luís Simões (UFPE); Profª. Valdete; e Silano Barros, presidente do Crefito. Segundo Bertotti, novos nomes, de todo o estado, serão divulgados em breve.

Bertotti destacou ainda que todo filiado e militante pode apresentar sua pré-candidatura para que o partido possa alcançar a marca de 73 nomes, que é o total de candidatos que o PCdoB pode apresentar na chapa de deputados estaduais. “Na realidade, nós já temos hoje 110 pretendentes e o momento agora é de desenvolver essas pré-candidaturas”, afirmou, chamando atenção para a necessidade de filiados e militantes se engajarem desde já na construção dessas candidaturas. “Dessa forma, nós teremos condições não só de eleger nossos candidatos a deputados estaduais, mas também de trabalhar para eleger os nossos deputados federais”.

A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, participou do encontro, bem como o presidente e o vice-presidente do Comitê Estadual, Marcelino Granja e Alanir Cardoso, respectivamente; o vice-prefeito do Recife e dirigente estadual e nacional do partido, Luciano Siqueira; o recém filiado ex-prefeito do Recife, João Paulo e dezenas de militantes.