Foto: Mídia Ninja

A Praça da República na capital paulista foi palco de uma grande manifestação na noite desta quarta-feira (24). Cerca de 50 mil se reuniram no centro de São Paulo, logo após o resultado da condenação do ex-presidente Lula pelo Tribunal Regional Eleitoral da 4ª Região (TRF4). O próprio presidente participou do evento, ao lado de parlamentares do PT e do PCdoB e movimentos sociais.

A presidenta nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos e os deputados federais Jandira Feghali (RJ) e Orlando Silva (SP) também participaram do ato. Luciana afirmou em sua fala que a resposta do povo deve ser a luta nas ruas. “Querem derrubar um projeto nacional popular, construído por um governo popular, para impor um projeto anti-povo e anti-nação. É neste momento que precisamos nos agigantar e a resposta para isso é a luta e vai ter luta”, destacou. Nós precisamos garantir que as eleições de 2018 ocorram com a democracia”, defendeu.

Luciana disse ainda que a bancada do PCdoB teve papel político destacado contra o afastamento da presidenta Dilma Rousseff e citou as presenças de Orlando Silva e Jandira Feghali também no ato. “Vai ter luta”, finalizou a dirigente comunista.

Julgamento político tem que ser feito pelo povo brasileiro

Em sua fala, Orlando explicou que a tentativa de tirar Lula da eleição em 2018 é a continuação do golpe. “Primeiro tiraram a presidenta Dilma Rousseff do poder em 2016, depois acabaram com os direitos dos trabalhadores, rasgando a CLT e pretendem acabar com a Previdência Social. Agora querem tirar o ex-presidente da disputa eleitoral”, enfatizou o parlamentar.

“Nós, do PCdoB, que sempre estivemos ao lado de Lula e apresentamos o nome de uma liderança para expressar nossas posições, que é a Manuela, dizemos que só o povo brasileiro pode julgar Lula. Julgamento político tem que ser feito pelo povo. A justiça tem que seguir a lei. Nenhum brasileiro está acima da lei mas a lei não pode ser manipulada e ser feito julgamento seletivo como o que nós assistimos”, criticou o parlamentar.

Em referência ao poema de Bertolt Brecht, o deputado disse: “Do rio que tudo arrasta se diz que é violento. Mas ninguém diz violentas as margens que o oprimem”. Segundo Orlando, “o que se vê no Brasil é a tentativa das elites de oprimir o povo como nunca mas basta olhar na história do Brasil e se verá que o povo soube nas horas decisivas se unir, mobilizar e derrotar as elites. E em 2018 vamos derrotar as elites mais uma vez. Digo em nome do PCdoB e de toda a militância que sempre se colocou pelo direito do povo brasileiro decidir eleições democraticamente”.

Direto do ato em São Paulo, Jandira Feghali explicou que a condenação do ex-presidente pelo TRF4 foi uma decisão política. A deputada comunista destacou que o apoio e solidariedade ao ex-presidente é a luta pela democracia e pelo direito de Lula ser candidato. “Independente do resultado a tomada de consciência das pessoas se mantém. Nós não tínhamos muita expectativa, mas ali não foi aplicado o direito, ali foi aplicado o ativismo político. Mas estamos aqui reafirmando a luta democrática, Lula vai lançar sua pré-candidatura e estamos aqui lutando pelo direito de ser candidato.”

Após lideranças políticas, sociais e do movimento sindical discursarem durante a atividade na praça da República, os manifestantes seguiram caminhada até a Avenida Paulista.