PCdoB participa de áreas estratégicas no governo de transição
Foram anunciados em coletiva de imprensa no final da manhã desta quarta-feira (16), pelo vice-presidente eleito e coordenador geral da transição do governo, Geraldo Alckmin, novos grupos técnicos e uma lista com os nomes para a equipe de transição do governo Lula. O anúncio aconteceu da sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília-DF.
Dos anunciados hoje, mais cinco dirigentes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foram confirmados para fazer parte dos grupos de trabalho (GT), como a vice-presidenta do PCdoB, Manuela d’Ávila (GT de Comunicação), o cientista político, Luis Fernandes (GT de Ciência, Tecnologia e Inovação), o presidente da CTB, Adilson Araújo (GT de Trabalho), além de Ikaro Chaves (DF) e Anderson Adauto (MG).
Confira abaixo o perfil de cada um deles:
GT de Comunicação Social
Manuela d’Ávila
Jornalista formada pela PUC-RS, escritora, atual vice-presidenta nacional do PCdoB. Foi deputada federal, líder do PCdoB na Câmara. Deputada estadual (PCdoB-RS) e candidata a vice-presidenta da República na chapa com Fernando Haddad em 2018. Coordenadora do Instituto E se Fosse Você?
GT do Trabalho
Adílson Araujo
Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Publicitário, graduado pela Faculdade Hélio Rocha. Bancário, foi secretário geral do Sindicato dos Bancários da Bahia. É membro do Comitê Central do PCdoB.
GT de Ciência e Tecnologia
Luís Fernandes
Cientista político e diretor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, Luis Fernandes tem larga experiência no setor: foi diretor científico da FAPERJ, presidente da FINEP e secretário-executivo do MCTI. Atualmente, é o coordenador da Área de Ciência Política e Relações Internacionais da CAPES. Membro do Comitê Central do PCdoB.
GT de Minas e Energia
Anderson Adauto
Ex-ministro dos Transportes do governo Lula (2003-2004). Foi prefeito de Uberaba-MG por dois mandatos, de 2005 a 2012, e deputado estadual em Minas Gerais por 16 anos, de 1987 a 2003.
Ikaro Chaves
Engenheiro Eletricista da Eletronorte e Diretor da AESEL (Associação dos Engenheiros e Técnicos do Sistema Eletrobras). Trabalhou como Engenheiro não Ministério das Comunicações.
Foram anunciados nesta quarta-feira (16), ao todo, 162 nomes que integraram 16 grupos técnicos. São eles: Agriculta; Ciência, Tecnologia e Inovações; Comunicação Social; Desenvolvimento Agrário; Desenvolvimento Regional; Justiça e Segurança Pública; Meio Ambiente; Minas e Energia; Pesca; Povos Originários; Previdência Social; Relações Exteriores; Saúde; Trabalho; Transparência, Integridade e Controle; e Turismo.
Outros nomes anunciados
Na última segunda-feira (14) foram anunciados outros 61 nomes para sete grupos temáticos, incluindo os da educação, cultura, juventude e esporte. Na lista, três dirigentes do PCdoB foram convocados.
Como da secretária nacional de Organização do PCdoB, Nádia Campeão, que foi vice-prefeita de São Paulo (GT Esporte) e dos dirigentes nacionais do Partido, Bruna Brelaz, presidenta da UNE e Tiago Morbach, presidente nacional da União da Juventude Socialista (UJS) que completam o GT de Juventude.
A presidenta nacional do PCdoB, vice-governadora Luciana Santos já havia sido anunciada para o Conselho Político da transição do governo. Ao todo, 9 dirigentes da sigla foram indicados até o momento.
Leia também:
Presidenta do PCdoB, Luciana Santos avalia os desafios da transição do governo Lula